Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4199
Título: O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira
Autor: Araújo, Lidiane Cristina de
Orientador: Grosso, Maria José dos Reis,1953-
Palavras-chave: Língua portuguesa como língua estrangeira
Ensino de línguas
Jogos
Métodos pedagógicos
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de investigar o papel das técnicas lúdicas no Ensino/ Aprendizagem do Português como língua estrangeira verificando as reações dos aprendentes com esta abordagem. Enfoca a importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem, uma vez que os jogos e as atividades lúdicas são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem. Além disso, a pesquisa pretendeu, também, perceber o que motiva os aprendentes durante o processo de aprendizagem e o que os leva a querer aprender uma língua estrangeira. Os pontos abordados em relação ao lúdico foram fundamentados em teorias de autores como Vigotsky, Winnicott e Alicia Fernandez, que buscaram através da Psicanálise, da Psicopedagogia e da Análise de Comportamento provar que as atividades lúdicas interferem na personalidade humana, introduzem o aprendente no universo da aprendizagem e faz da atividade lúdica um desafio para a construção do conhecimento. Para realizar a pesquisa foram aplicadas dinamizações que incentivaram a audição, a fala e a escrita a grupos de crianças do 5º e 6º ano do 2º ciclo, não falantes da Língua Portuguesa, alunos de uma escola pública da cidade de Lisboa situada no bairro de Olaias.
Abstract: This work aims to investigate the role of play techniques in teaching and learning of Portuguese as Foreign Language, checking learners' reactions to this approach. It emphasizes the importance of play in the teaching / learning process, since the games and play activities are excellent tools of mediation between pleasure and learning. This research also seeks (aims) to understand what motivates the learners during the learning process and what drives them to want to learn a foreign language. The issues addressed in relation to the play were justified based on the theories of authors such as Vygotsky, Winnicott, Alicia Fernandez, whose work was based on psychoanalysis, Educational Psychology and Behavior Analysis, proving that playful activities have an effect on the human personality, introducing the learner in world of learning and making a challenge of playing for the construction of knowledge. . To conduct the survey were applied dynamizations that encouraged listening, speaking and writing with groups of children from the 5th and 6th year of 2nd cycle, do not speaking Portuguese Language, students from a public school in the city of Lisbon located in the district of Olaias.
Descrição: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4199
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl096189_tm.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.