Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4199

Título: O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira
Autor: Araújo, Lidiane Cristina de
Orientador: Grosso, Maria José dos Reis,1953-
Palavras-chave: Língua portuguesa como língua estrangeira
Ensino de línguas
Jogos
Métodos pedagógicos
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de investigar o papel das técnicas lúdicas no Ensino/ Aprendizagem do Português como língua estrangeira verificando as reações dos aprendentes com esta abordagem. Enfoca a importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem, uma vez que os jogos e as atividades lúdicas são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem. Além disso, a pesquisa pretendeu, também, perceber o que motiva os aprendentes durante o processo de aprendizagem e o que os leva a querer aprender uma língua estrangeira. Os pontos abordados em relação ao lúdico foram fundamentados em teorias de autores como Vigotsky, Winnicott e Alicia Fernandez, que buscaram através da Psicanálise, da Psicopedagogia e da Análise de Comportamento provar que as atividades lúdicas interferem na personalidade humana, introduzem o aprendente no universo da aprendizagem e faz da atividade lúdica um desafio para a construção do conhecimento. Para realizar a pesquisa foram aplicadas dinamizações que incentivaram a audição, a fala e a escrita a grupos de crianças do 5º e 6º ano do 2º ciclo, não falantes da Língua Portuguesa, alunos de uma escola pública da cidade de Lisboa situada no bairro de Olaias.
Abstract: This work aims to investigate the role of play techniques in teaching and learning of Portuguese as Foreign Language, checking learners' reactions to this approach. It emphasizes the importance of play in the teaching / learning process, since the games and play activities are excellent tools of mediation between pleasure and learning. This research also seeks (aims) to understand what motivates the learners during the learning process and what drives them to want to learn a foreign language. The issues addressed in relation to the play were justified based on the theories of authors such as Vygotsky, Winnicott, Alicia Fernandez, whose work was based on psychoanalysis, Educational Psychology and Behavior Analysis, proving that playful activities have an effect on the human personality, introducing the learner in world of learning and making a challenge of playing for the construction of knowledge. . To conduct the survey were applied dynamizations that encouraged listening, speaking and writing with groups of children from the 5th and 6th year of 2nd cycle, do not speaking Portuguese Language, students from a public school in the city of Lisbon located in the district of Olaias.
Descrição: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4199
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfl096189_tm.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE