Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4207
Título: A gestão de um PLE na perspectiva de estudantes do ensino superior
Autor: Costa, Fernando Albuquerque
Cruz, Elisabete
Viana, Joana
Palavras-chave: Ambientes pessoais de aprendizagem
Estratégias de ensino
Autorregulação
Autonomia
Software social
Data: 2011
Editora: Centro de Competência da Universidade do Minho
Citação: Paulo Dias & António Osório - Actas da VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2011
Resumo: O propósito deste estudo exploratório é o de compreender a natureza das dificuldades com que se deparam os estudantes do ensino superior quando encorajados a utilizar metodologias baseadas na utilização de ambientes pessoais de aprendizagem online. Inquirido um grupo de estudantes de 2.º ano de Licenciatura através de questionário, a análise dos resultados permite concluir que os estudantes reconhecem, em geral, que o desenvolvimento dos espaços individuais depende das estratégias de organização e gestão que mobilizam, mas admitem que não se sentem preparados para tal. Para além de privilegiarem a interpelação direta aos professores, em detrimento da interação com os colegas que a Internet, e as funcionalidades da plataforma utilizada, permitiriam estabelecer, os estudantes enfatizam a dificuldade decorrente da autodisciplina necessária para poderem participar, com regularidade, nas atividades propostas.
The purpose of this exploratory study is to understand the nature of the difficulties that university students experiment when they are encouraged to use personal learning environments as a learning strategy. Asked a group of second year university students by a questionnaire, the results shows that in general students don’t feel prepared to do it and that they prefer asking teachers directly rather than the interaction and the collaboration with colleagues that the Internet and the platform would allow. Being aware that personal learning environment depends on self-organization and management strategies, students emphasize the difficulty related to the self-discipline needed to participate regularly on the activities proposed.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4207
Aparece nas colecções:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2011)COSTA,F&CRUZ,E&VIANA,J(GestãoPLEEstudantes)ChallengesUMinhoBraga.pdf160,27 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.