Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Educação Tecnologia Sociedade (IE-GIETS) >
IE - GIETS - Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4207

Title: A gestão de um PLE na perspectiva de estudantes do ensino superior
Authors: Costa, Fernando Albuquerque
Cruz, Elisabete
Viana, Joana
Keywords: Ambientes pessoais de aprendizagem
Estratégias de ensino
Autorregulação
Autonomia
Software social
Issue Date: 2011
Publisher: Centro de Competência da Universidade do Minho
Citation: Paulo Dias & António Osório - Actas da VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2011
Abstract: O propósito deste estudo exploratório é o de compreender a natureza das dificuldades com que se deparam os estudantes do ensino superior quando encorajados a utilizar metodologias baseadas na utilização de ambientes pessoais de aprendizagem online. Inquirido um grupo de estudantes de 2.º ano de Licenciatura através de questionário, a análise dos resultados permite concluir que os estudantes reconhecem, em geral, que o desenvolvimento dos espaços individuais depende das estratégias de organização e gestão que mobilizam, mas admitem que não se sentem preparados para tal. Para além de privilegiarem a interpelação direta aos professores, em detrimento da interação com os colegas que a Internet, e as funcionalidades da plataforma utilizada, permitiriam estabelecer, os estudantes enfatizam a dificuldade decorrente da autodisciplina necessária para poderem participar, com regularidade, nas atividades propostas.
The purpose of this exploratory study is to understand the nature of the difficulties that university students experiment when they are encouraged to use personal learning environments as a learning strategy. Asked a group of second year university students by a questionnaire, the results shows that in general students don’t feel prepared to do it and that they prefer asking teachers directly rather than the interaction and the collaboration with colleagues that the Internet and the platform would allow. Being aware that personal learning environment depends on self-organization and management strategies, students emphasize the difficulty related to the self-discipline needed to participate regularly on the activities proposed.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4207
Appears in Collections:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
(2011)COSTA,F&CRUZ,E&VIANA,J(GestãoPLEEstudantes)ChallengesUMinhoBraga.pdf160.27 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE