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Título: Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos
Autor: Morais, Ana Maria
Neves, Isabel Pestana
Palavras-chave: Contextos pedagógicos
Metodologia de investigação
Análise sociológica
Linguagens de descrição
Data: 2003
Editora: CIIE/Edições Afrontamento
Citação: Morais, A. M., & Neves, I. P. (2003). Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos. Educação, Sociedade & Culturas, 19, 49-87.
Resumo: O artigo apresenta uma síntese de parte da investigação que se tem vindo a desenvolver e que procura chegar a uma compreensão mais profunda das relações entre as características específicas dos contextos pedagógicos da escola, família e formação de professores e a aquisição pelos alunos de regras de reconhecimento e de realização necessárias à produção do texto que é requerido nos contextos específicos instrucional e regulador da aprendizagem na escola. Intervir ao nível da escola e da formação de professores são também objectivos específicos da investigação. Neste artigo, dá-se particular importância à metodologia de investigação que guiou a análise e intervenção em contextos distintos de aprendizagem científica e social. Pretende-se mostrar como se desenvolveu, com base na inter-relação do teórico e do empírico, uma linguagem externa de descrição que adequa os indicadores de análise textual às características específicas dos contextos em estudo. As conclusões apresentam uma síntese dos principais resultados sugeridos pelos diversos estudos e referem como as potencialidades de diagnóstico, previsão, descrição, explicação e transferência da teoria de Bernstein que, fundamentalmente, orientou a investigação, foram exploradas nos estudos que se desenvolveram.
The article presents a synthesis of part of the research developed to achieve a deeper understanding of the relations between the specific characteristics of the pedagogic contexts of the school, family and teacher training and the acquisition by students of the recognition and realisation rules needed to the production of the text required in the instructional and regulative specific contexts of school learning. The intervention at the level of the school and teacher training are also specific objectives of the research. The article gives particular emphasis to the research methodology that guided the analysis and intervention in distinct contexts of scientific and social learning. It shows how it is developed, on the basis of the interrelation of the theoretical and the empirical, an external language of description which adequates the indicators of textual analysis to the specific characteristics of the contexts under study. The conclusions present a synthesis of the main results suggested by the various studies and refer how were explored in the studies the potentialities of diagnosis, prediction, description, explanation and transference of Bernstein theory in which the research is mostly based.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4210
ISSN: 0872-7643
Versão do Editor: http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/
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