Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4213
Title: Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem. Optimização de um modelo de prática pedagógica
Authors: Morais, Ana Maria
Neves, Isabel Pestana
Keywords: Prática pedagógica
Aprendizagem dos alunos
Contextos sociais
Issue Date: 2009
Publisher: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho
Citation: Morais, A. M., & Neves, I. P. (2009). Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem. Optimização de um modelo de prática pedagógica. Revista Portuguesa de Educação, 22 (1), 5-28.
Abstract: Ao longo de vinte anos de investigação, temos procurado respostas para o problema de melhorar a aprendizagem dos alunos, particularmente dos desfavorecidos, sem diminuir o nível de exigência conceptual. A investigação tem-se focado em diversos contextos: contextos de aprendizagem na família e na escola, contextos de formação de professores e contextos de construção de programas e manuais escolares. De forma a dirigir a investigação e a analisar os resultados, temos construído modelos específicos. Aproximações sucessivas conduziram a um modelo que conceptualiza uma prática pedagógica que parece ter o potencial para levar os alunos ao sucesso na escola, diminuindo o fosso entre alunos socialmente diferenciados. Os estudos têm tido como enquadramento conceptual fundamental a teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Neste artigo pretende-se apresentar o modelo e descrever as suas características, mostrar a forma como ele tem sido usado e discutir a sua optimização. Um novo modelo teórico, derivado dessa optimização, será testado em investigação futura.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4213
ISSN: 0871-9187
Publisher Version: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0871-91872009000100002&script=sci_arttext
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDC - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Morais A M & Neves I P_Textos e contextos educativos.pdf182,9 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.