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Título: A natureza da ciência nos currículos de ciências. Estudo do currículo de Ciências Naturais do 3.º ciclo do ensino básico
Autor: Ferreira, Sílvia
Morais, Ana Maria
Palavras-chave: Educação científica
Currículos
Natureza da ciência
Intradisciplinaridade
Data: 2010
Editora: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho
Citação: Ferreira, S. & Morais, A. M. (2010). A natureza da ciência nos currículos de ciências. Estudo do currículo de Ciências Naturais do 3º ciclo do ensino básico. Revista Portuguesa de Educação, 23 (1), 119-156.
Resumo: O estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial veiculado no currículo de Ciências Naturais do 3.º ciclo do ensino básico português contempla a natureza da ciência. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein e na conceptualização de Ziman sobre a construção da ciência. O estudo usou uma metodologia mista e seguiu um processo dialéctico entre o teórico e o empírico. Os resultados do estudo mostraram que a construção da ciência está, em geral, presente no currículo mas que a dimensão sociológica externa é a única dimensão com elevado estatuto. Este baixo estatuto geral atribuído à natureza da ciência é reforçado com a elevada ausência, no currículo, de relações intradisciplinares entre conhecimentos científicos e metacientíficos. Os resultados evidenciaram ainda que o Ministério da Educação deixa implícitos para os professores, mesmo quando eles estão presentes, não apenas os conhecimentos metacientíficos a apreender e as competências metacientíficas a desenvolver, mas também as relações intradisciplinares entre conhecimentos científicos e metacientíficos. Encontraram-se diferenças entre os dois documentos do currículo – Competências Essenciais e Orientações Curriculares – que evidenciam processos de recontextualização. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4217
ISSN: 0871-9187
Versão do Editor: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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