Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4218
Title: Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores
Authors: Ferreira, Sílvia
Morais, Ana Maria
Neves, Isabel Pestana
Keywords: Educação científica
Currículos
Princípios ideológicos
Princípios pedagógicos
Contexto social
Issue Date: 2010
Publisher: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS)
Citation: Ferreira, S., Morais, A. M., & Neves, I. P. (2010). Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores. Revista Educação & Realidade, 35 (1), 283-309.
Abstract: O estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Os princípios ideológicos dizem respeito a grandes metas da educação e os princípios pedagógicos a características da prática pedagógica. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada feita às autoras e de análise documental de publicações por elas produzidas. Os resultados sugerem que as autoras valorizavam diferentes princípios ideológicos e pedagógicos e mostram que existiam descontinuidades entre esses princípios e a mensagem do currículo. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4218
ISSN: 0100-3143
Publisher Version: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/7835
Appears in Collections:IE - GIDC - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ferreira S_Morais A M & Neves I P_Concepcao de curriculos de ciencias.pdf249,75 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.