Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Didáctica das Ciências (IE-GIDC) >
IE - GIDC - Artigos em Revistas Internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4218

Título: Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores
Autor: Ferreira, Sílvia
Morais, Ana Maria
Neves, Isabel Pestana
Palavras-chave: Educação científica
Currículos
Princípios ideológicos
Princípios pedagógicos
Contexto social
Issue Date: 2010
Editora: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS)
Citação: Ferreira, S., Morais, A. M., & Neves, I. P. (2010). Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores. Revista Educação & Realidade, 35 (1), 283-309.
Resumo: O estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Os princípios ideológicos dizem respeito a grandes metas da educação e os princípios pedagógicos a características da prática pedagógica. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada feita às autoras e de análise documental de publicações por elas produzidas. Os resultados sugerem que as autoras valorizavam diferentes princípios ideológicos e pedagógicos e mostram que existiam descontinuidades entre esses princípios e a mensagem do currículo. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4218
ISSN: 0100-3143
Versão do Editor: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/7835
Appears in Collections:IE - GIDC - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ferreira S_Morais A M & Neves I P_Concepcao de curriculos de ciencias.pdf249,75 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia