Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Didáctica das Ciências (IE-GIDC) >
IE - GIDC - Artigos em Revistas Internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4218

Título: Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores
Autor: Ferreira, Sílvia
Morais, Ana Maria
Neves, Isabel Pestana
Palavras-chave: Educação científica
Currículos
Princípios ideológicos
Princípios pedagógicos
Contexto social
Issue Date: 2010
Editora: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS)
Citação: Ferreira, S., Morais, A. M., & Neves, I. P. (2010). Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores. Revista Educação & Realidade, 35 (1), 283-309.
Resumo: O estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Os princípios ideológicos dizem respeito a grandes metas da educação e os princípios pedagógicos a características da prática pedagógica. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada feita às autoras e de análise documental de publicações por elas produzidas. Os resultados sugerem que as autoras valorizavam diferentes princípios ideológicos e pedagógicos e mostram que existiam descontinuidades entre esses princípios e a mensagem do currículo. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4218
ISSN: 0100-3143
Versão do Editor: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/7835
Appears in Collections:IE - GIDC - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ferreira S_Morais A M & Neves I P_Concepcao de curriculos de ciencias.pdf249,75 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia