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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4219

Title: A relação dos jovens com os media: um estudo com alunos do 9.º ano do ensino básico do Distrito de Castelo Branco
Authors: Miranda, Guilhermina Lobato
Silva, Sónia
Keywords: Educação para os Media
Literacia da Informação
Literacia dos Media
Sociedade da Informação
Issue Date: May-2011
Publisher: RVJ Editores
Citation: Miranda, G. L. e Silva, S. (2011). A relação dos jovens com os media: um estudo com alunos do 9.º ano do ensino básico do Distrito de Castelo Branco. In V. Tomé e H. Menezes (org.). Educação e media: da teoria ao terreno (pp. 119-133). Castelo Branco: RVJ Editores
Abstract: A literacia da informação e a educação para os media são conceitos recentes. As pessoas que pertencem à sociedade da informação precisam de ser letradas, de saber trabalhar com as tecnologias, de descodificar e analisar a informação multimédia que lhes é veiculado por vários meios (livros, televisão, internet, jornais…) e ainda de produzir informação também ela, de preferência, multimédia. Neste capítulo, após uma breve revisão da literatura sobre os conceitos de literacia da informação e educação para os media, relatamos os resultados de um estudo exploratório junto de jovens do 9º ano do ensino básico de duas escolas que integraram o projecto “Educação para os Média no Distrito de Castelo Branco”. Os instrumentos de recolha de dados foram o questionário e a entrevista focus-group. Os principais resultados apontam para que a maioria dos jovens usa preferencialmente o telemóvel e a Internet para comunicar, se relacionar e procurar informação, que os assuntos que mais lhes interessam são a música, as tecnologias e o desporto e acham mais credível a informação que é transmitida via televisão do que via Internet ou jornais.
Information literacy and media literacy are recent constructs. Those who belong to the information society need to be educated, to learn to work with technology, to decode and analyze the multimedia information conveyed to them through various media sources (books, television, internet, newspapers ...) and also to produce information, preferably multimedia. In this chapter, after a brief review of the literature on information and media literacy, we report the results of an exploratory study with adolescents from the 9th grade of two schools that joined the project "Media Education in the District of Castelo Branco." The data collection instruments used were a questionnaire and focus-group interviews. The main results indicate that most young people tend to use mobile phones and the Internet to communicate, to relate to each other and to find information, and that the subjects that interest them most are music, technology and sports; they also find the information broadcast on television more credible than that found on the Internet or in newspapers.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/4219
ISBN: 978-989-8289-11-7
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