Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Didáctica da Matemática (FC-DE-CIE-GIDM) >
FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4223

Título: O Projecto DIC: Investigações sobre a inovação curricular em Matemática
Autor: Ponte, João Pedro da
Guimarães, Henrique
Canavarro, Paula
Leal, Leonor Cunha
Silva, Albano
Palavras-chave: Inovação curricular
Matemática
Currículo
Professores
Issue Date: 1994
Citação: Ponte, J. P., Guimarães, H. M., Canavarro, A. P., Leal, L. C., & Silva, A. (1994). O Pro-jecto DIC: Investigações sobre a inovação curricular em Matemática. Revista de Educação, 4(1/2), 127-134.
Resumo: O Projecto DIC tem por objectivo investigar os processos de inovação curricular que decorrem nas escolas no âmbito da disciplina de Matemática, procurando compreender a sua natureza, as suas perspectivas, as suas dinâmicas, os factores que os influenciam, as suas dificuldades, as relações que mantêm com grupos e instituiuções exteriores, debruçando-se muito em especial sobre as vivências dos seus participantes directos - os professores e os alunos. O projecto recorre a uma variedade de metodologias, destacando-se o estudo de caso qualitativo. Procura-se assim obter uma compreensão do sentido profundo das experiências dos seus intervenientes, da natureza das situações em que estão envolvidos, e das suas consequências para o processo de ensin-aprendizagem. A recolha de dados recorre sobretudo a entrevistas e observações, procurando-se tirar partido da possibilidade de cruzar informação obtida a partir de fontes múltiplas de evidência. Neste trabalho, para além dos objectivos e da metodologia do projecto, apresentamos ainda alguns resultados preliminares, relativos a três asectos fundamentais: (a) dinâmicas das das experiências, salientando o seu ciclo de vida geral e as orientações curriculares que se mostram mais directmente associadas, e discutindo alguns aspectos do seu alcance no processo de ensino-aprendizagem; (b) vivências dos professores, apresentando-os com persanalidade própria, os seus projectos, as suas preocupações, os seus dilemas e as suas dificuldades, as suas dinâmicas colectivas e a sua relação com o contexto escolar e extra-escolar e (c) o nosso próprio balanço do processo de inovação, relacionando-o com o desenvolvimento dos saberes profissionais dos professores e a sua capacidade de equacionar e propor estratégias colectivas de intervenção que dêem resposta efectiva aos problemas concretos vividos nas escolas.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4223
ISSN: 0871-3928
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ponte, Guimarães, Canavarro, Leal, Silva RE 1994.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia