Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Didáctica da Matemática (FC-DE-CIE-GIDM) >
FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4223

Título: O Projecto DIC: Investigações sobre a inovação curricular em Matemática
Autor: Ponte, João Pedro da
Guimarães, Henrique
Canavarro, Paula
Leal, Leonor Cunha
Silva, Albano
Palavras-chave: Inovação curricular
Matemática
Currículo
Professores
Issue Date: 1994
Citação: Ponte, J. P., Guimarães, H. M., Canavarro, A. P., Leal, L. C., & Silva, A. (1994). O Pro-jecto DIC: Investigações sobre a inovação curricular em Matemática. Revista de Educação, 4(1/2), 127-134.
Resumo: O Projecto DIC tem por objectivo investigar os processos de inovação curricular que decorrem nas escolas no âmbito da disciplina de Matemática, procurando compreender a sua natureza, as suas perspectivas, as suas dinâmicas, os factores que os influenciam, as suas dificuldades, as relações que mantêm com grupos e instituiuções exteriores, debruçando-se muito em especial sobre as vivências dos seus participantes directos - os professores e os alunos. O projecto recorre a uma variedade de metodologias, destacando-se o estudo de caso qualitativo. Procura-se assim obter uma compreensão do sentido profundo das experiências dos seus intervenientes, da natureza das situações em que estão envolvidos, e das suas consequências para o processo de ensin-aprendizagem. A recolha de dados recorre sobretudo a entrevistas e observações, procurando-se tirar partido da possibilidade de cruzar informação obtida a partir de fontes múltiplas de evidência. Neste trabalho, para além dos objectivos e da metodologia do projecto, apresentamos ainda alguns resultados preliminares, relativos a três asectos fundamentais: (a) dinâmicas das das experiências, salientando o seu ciclo de vida geral e as orientações curriculares que se mostram mais directmente associadas, e discutindo alguns aspectos do seu alcance no processo de ensino-aprendizagem; (b) vivências dos professores, apresentando-os com persanalidade própria, os seus projectos, as suas preocupações, os seus dilemas e as suas dificuldades, as suas dinâmicas colectivas e a sua relação com o contexto escolar e extra-escolar e (c) o nosso próprio balanço do processo de inovação, relacionando-o com o desenvolvimento dos saberes profissionais dos professores e a sua capacidade de equacionar e propor estratégias colectivas de intervenção que dêem resposta efectiva aos problemas concretos vividos nas escolas.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4223
ISSN: 0871-3928
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ponte, Guimarães, Canavarro, Leal, Silva RE 1994.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia