Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4229
Título: Digital e Currículo no início do Século XXI
Autor: Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Currículo
Digital
Sociedade da informação
Data: 2011
Editora: Centro de Competência da Universidade do Minho
Citação: COSTA, Fernando (2011). Digital e Currículo no início do Século XXI. In P. Dias & A. Osório (Eds.). Aprendizagem (In)Formal na Web Social. Centro de Competência, Universidade do Minho. pp. 119-142.
Resumo: Nunca como no início do Século XXI foi tão pertinente colocar no centro da discussão a relação entre “Digital” e “Currículo”. O mesmo é dizer, a relação entre a tecnologia digital como linguagem de comunicação e expressão de ideias, com elevado potencial para fazer e aprender de modo diferente, e a necessidade cada vez mais sentida de ambientes de aprendizagem alternativos à Escola tal como a conhecemos (Papert, 1994, 1997, 1999, 2005; Jonassen, 1996, 2000, 2008). De entre um vasto leque de interrogações associadas à problemática do uso das tecnologias digitais em contexto educativo, e uma vez que em nosso entender se trata, na sua essência, de uma questão de natureza curricular, pareceu-nos particularmente relevante tomar como ponto de partida para a reflexão as três dimensões nucleares clássicas do processo de ensino e aprendizagem desde Comenius, tal como propostas na Didáctica Magna: o Aluno, o Professor e o Saber. Um olhar mais profundo sobre o triângulo didáctico num tempo decisivamente marcado pelas tecnologias digitais, nomeadamente as tecnologias digitais em rede, poderá constituir em si mesmo uma estratégia de análise com grande pertinência por diferentes razões.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4229
Aparece nas colecções:IE - GIETS - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2011)COSTA,F(DigitalCurrículoSecXXI)LivroDigital&Currículo.pdf4,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.