Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4229
Title: Digital e Currículo no início do Século XXI
Author: Costa, Fernando Albuquerque
Keywords: Tecnologias digitais
Currículo
Digital
Sociedade da informação
Issue Date: 2011
Publisher: Centro de Competência da Universidade do Minho
Citation: COSTA, Fernando (2011). Digital e Currículo no início do Século XXI. In P. Dias & A. Osório (Eds.). Aprendizagem (In)Formal na Web Social. Centro de Competência, Universidade do Minho. pp. 119-142.
Abstract: Nunca como no início do Século XXI foi tão pertinente colocar no centro da discussão a relação entre “Digital” e “Currículo”. O mesmo é dizer, a relação entre a tecnologia digital como linguagem de comunicação e expressão de ideias, com elevado potencial para fazer e aprender de modo diferente, e a necessidade cada vez mais sentida de ambientes de aprendizagem alternativos à Escola tal como a conhecemos (Papert, 1994, 1997, 1999, 2005; Jonassen, 1996, 2000, 2008). De entre um vasto leque de interrogações associadas à problemática do uso das tecnologias digitais em contexto educativo, e uma vez que em nosso entender se trata, na sua essência, de uma questão de natureza curricular, pareceu-nos particularmente relevante tomar como ponto de partida para a reflexão as três dimensões nucleares clássicas do processo de ensino e aprendizagem desde Comenius, tal como propostas na Didáctica Magna: o Aluno, o Professor e o Saber. Um olhar mais profundo sobre o triângulo didáctico num tempo decisivamente marcado pelas tecnologias digitais, nomeadamente as tecnologias digitais em rede, poderá constituir em si mesmo uma estratégia de análise com grande pertinência por diferentes razões.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4229
Appears in Collections:IE - GIETS - Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2011)COSTA,F(DigitalCurrículoSecXXI)LivroDigital&Currículo.pdf4,24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.