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Título: Propriedades de subcategorização verbal no português de S. Tomé
Autor: Gonçalves, Rita Margarida Gamito
Orientador: Hagemeijer, Tjerk,1972-
Leiria, Isabel,1951-
Palavras-chave: Língua portuguesa - São Tomé e Príncipe
Aquisição de segunda língua
Mudanças linguísticas
Subcategorização (Linguística)
Preposições
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: A presente dissertação centra-se na descrição de propriedades de subcategorização verbal do português falado em S. Tomé e Príncipe, com o objectivo de advogar a emergência de uma nova variedade linguística. No primeiro capítulo caracteriza-se o quadro linguístico das ilhas e analisa-se o fenómeno de transição histórica do português L2 a L1 no arquipélago. Desenvolve-se ainda uma breve discussão acerca do estatuto lexical/funcional da categoria preposição. No segundo capítulo apresenta-se o corpus do Português Oral de S. Tomé (POST) e uma caracterização sociolinguística dos informantes. Em seguida, descrevemse os resultados do uso das preposições em argumentos nominais e complementos oracionais, evidenciando as mais afectadas e os contextos sintácticos a elas associados. No terceiro capítulo analisam-se as estratégias de realização do argumento dativo no POST – construção de duplo objecto e construção ditransitiva preposicionada. A caracterização da chamada alternância dativa possibilita igualmente a discussão das estratégias de realização dos clíticos e de passivização. O quarto capítulo centra-se na análise sintáctico-semântica dos verbos de movimento ir e chegar, com base em critérios de telicidade e deixis. Discute-se a existência de variação entre a selecção de um SN ou de um SP, nesse caso introduzido por a ou em. No primeiro caso, serão focadas questões como a tendência geral para a transitivização directa no POST e efeitos de topicalização e, no segundo, a relevância do papel temático das preposições e da tipologia aspectual. No quinto capítulo analisam-se os fenómenos da omissão e inserção do marcador aspectual a. Colocam-se as hipóteses de, por um lado, as preposições com menos conteúdo semântico serem mais propícias à omissão e, por outro, de os falantes aplicarem a grelha argumental dos verbos plenos aos verbos auxiliares ou de reanalisarem as preposições como complementadores. O capítulo final sintetiza as conclusões deste projecto de investigação e aponta hipóteses de investigação futura.
Abstract: This thesis is concerned with the properties of verbal subcategorization of Portuguese spoken in São Tomé e Príncipe, showing the emergence of a new language variety in this archipelago. The first chapter characterizes the linguistic situation of the islands and analyzes the acquisition of Portuguese from a diachronic point of view. In addition, a brief discussion of the lexical/functional status of the category preposition will be present. The second chapter documents the corpus of Portuguese spoken in São Tomé (POST – Português Oral de São Tomé) and the sociolinguistic data of the informants. I will further present the results of the use of the most affected prepositions in nominal arguments and complement clauses and the syntactic contexts they occur in. The third chapter examines the dative construction. Double object constructions constitute a prominent feature in the POST data and occur with [±HUM] arguments. An additional strategy consists of the use of the preposition para as a substitute for Case marker a. Related properties, such as clitic and passive strategies, will also be addressed. The fourth chapter provides a syntactic-semantic analysis of deitic motion verbs ir and chegar, focusing on the variation between the selection of SNs or SPs introduced by a ou em. I argue that a general trend toward transitivization in the POST data, as well as the effects of argument topicalization, are largely responsible for the patterns involving SNs. In the case of the SPs, the relevance of the thematic role of prepositions and aspectual typology will be considered. The fifth chapter analyzes the phenomena of omission and insertion of the aspectual marker a. Two hypotheses are considered to explain this alternation. The first one concerns the idea that prepositions with less semantic content pose a greater learnability problem; the second hypothesis evaluates the complementizer status of prepositions. The final chapter describes the findings of this research project and proposes directions for future research.
Descrição: Tese de mestrado, Linguística, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/4252
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