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Title: Edward Scissorhands de Tim Burton: um conto de fadas gótico?
Authors: Nabais, Rita Barroso
Advisor: Fernandes, Isabel,1962-
Keywords: Burton,Tim,1958 -
Filmes de horror
Contos de fadas
Fantástico
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2010
Abstract: A presente dissertação pretende discutir o modo como o realizador Tim Burton se apropria e, eventualmente, subverte o conceito de conto de fadas tradicional, na sua obra, incidindo, especificamente no filme Edward Scissorhands. O referencial teórico de ponto de partida para este estudo compreende uma análise das origens e características do conto de fadas tradicional, no primeiro capítulo, seguido de uma breve perspectiva do gótico literário, no segundo capítulo, e da influência deste último no cinema de terror, género eleito na obra de Tim Burton. Depois de estabelecer os fundamentos teóricos na primeira parte desta dissertação, o terceiro e último capítulo centra-se na apreciação alargada da obra do realizador, analisando posteriormente a influência do gótico na sua cinematografia. Finalmente, analisa-se o filme Edward Scissorhands que reúne os elementos essenciais e característicos da obra de Burton. Examinado em confronto com os fundamentos teóricos, o filme ilustra, como nenhum outro, o argumento central desta dissertação. No seu âmago assenta a tentativa de compreender o funcionamento de uma estrutura familiar – o conto de fadas tradicional – que parece ter sido distorcida pelas predilecções sombrias do realizador. A análise à intriga e às personagens da história permite fazer uma apreciação crítica e chegar à conclusão de que não é possível atribuir Edward Scissorhands a um género apenas. Este pertence a um molde tipicamente Burtoniano – um produto híbrido, onde o modelo clássico do conto de fadas é desviado da sua estrutura tradicional, senão mesmo subvertido pelo gótico.
Abstract: In this work I intend to discuss how the director Tim Burton appropriates and eventually subverts the concept of the traditional fairy tale after having avowed how important such literary mode has been for his own imaginative approach to the world of artistic creation. The theoretical background of my study departs from the analysis of the origins and the characteristics of the classic fairy tale, in the first chapter, moving onward to a short overview of the Gothic mode in the second chapter, its influence on horror movies, a genre which is also very significant in Burton‘s cinema. Having laid the theoretical foundations of this dissertation in the first two chapters, the third one will focus on the extended appreciation of the director‘s work, starting, first, with his own formative years, and examining afterwards the imaginative hold of the Gothic genre on his native culture. Finally, I attempt a close analysis of Edward Scissorhands, a film that, among those in Burton‘s production, congregates features which are recurrent in his cinematographic work. Examined against my theoretical propositions, it illustrates as, perhaps, no other of his films would, my central argument. At its core, lays the attempt to understand the original handling of an acknowledged framing - the classic fairy tale – which appears to be singularly distorted, the avowed preferences of the director notwithstanding. By examining the plot and the several characters in the story, I am allowed to arrive at the conclusion that no single label may describe Edward Scissorhands. In truly Burtonian fashion, it is a hybrid product where a classical genre, the fairy tale, is subverted by the native strain of the gothic as appropriated by American culture.
Description: Tese de mestrado, Estudos Ingleses e Americanos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4272
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