Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4284

Title: Os manuais de língua portuguesa e o desenvolvimento da expressão oral no ensino secundário de Cabo Verde
Authors: Varela, Maria Antónia Moreira
Advisor: Grosso, Maria José dos Reis,1953-
Keywords: Língua portuguesa como segunda língua - Cabo-Verde
Manuais escolares - Cabo Verde
Ensino de línguas
Competência comunicativa (Linguística)
Comunicação oral
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: Na elaboração do presente trabalho, que tem como tema “Os manuais de língua portuguesa e o desenvolvimento da expressão oral no ensino secundário de Cabo Verde”, procurou-se investigar, a partir da perspectiva dos manuais de Língua Portuguesa, até que ponto os mesmos podem servir ou não para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos do ensino secundário, na modalidade de expressão oral. Para isso foi adoptada uma metodologia situada no campo da investigação educacional, sem pôr de lado os métodos da pesquisa qualitativa e quantitativa, o que permitiu abordar as questões relacionadas com as constantes situações de insucesso na aprendizagem da Língua Portuguesa, cujas causas têm sido atribuídas, quase sempre, aos factores como as metodológicas, aos problemas linguísticos, decorrentes da forte presença da língua materna no quotidiano dos aprendentes e ao uso de materiais desajustados da realidade nacional. Assim, para o cumprimento dos objectivos propostos, foi possível trabalhar sobre dois corpora; por um lado analisaram-se os manuais do ensino secundário, por outro, foi examinado o inquérito aplicado tanto aos professores como aos alunos, e cujo tratamento dos dados permitiu confirmar a aceitação entusiástica dos manuais escolares no contexto pedagógico, apesar da descrença na potencialidade dos exercícios propostos em desenvolver a capacidade de expressão oral dos alunos. Outro aspecto digno de registo foi o desejo manifestado pelos informantes em ter outros materiais capazes de melhorar o ensino do Português como língua segunda. Em termos do ensino da citada disciplina, foram apresentadas algumas sugestões para que a sua melhoria reverta a favor do sucesso de aprendizagem de todos os alunos
Abstract In the course of preparing this thesis titled “The Portuguese Manual and the development of oral expression in the Secondary School Education in Cape Verde”, we seek to scrutinize within the scope of the Portuguese Manuals – to what extent can these manuals be useful for the development of communicative competence of secondary school students in the form of oral expression? For the purpose of this academic research, we adopt a systematic educational and investigative methodology without disregarding the qualitative and quantitative research, which enables us to examine critically and conclude that some of the reasons causing the failure of students in Portuguese learning are attributed to the teaching techniques, linguistic problems arising from the influence and strong presence of students’ mother tongue in the day to day learning and above all, the use of irrelevant and inadequate teaching aids that fail to project the country’s national reality. In pursuant of our objectives, we worked on two text corpus: on the one hand, we analysed secondary school manuals and on the other side, we carried out and examined statistical survey on both the teachers and the students, our findings enable us to confirm the enthusiastic acceptance of school manuals in the pedagogic context, in spite of the doubt in the efficacy of the proposed exercises to develop the capacity of students oral expression. It is also important to stress the desire shown by the informants who wish to have educative materials capable of improving Portuguese teaching as a second language in Cape Verde. In terms of the teaching of this subject, some suggestion for the successful teaching were presented
Description: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa-PLE/PL2, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/4284
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfl072376_tm.pdf4.56 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE