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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4286

Title: O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências
Authors: Ponte, João Pedro da
Keywords: Indução
Conhecimento profissional
Socialização
Ensino da Matemática
Ensino das ciências
Issue Date: 2001
Publisher: Isabel Pestana Neves
Citation: Ponte, J. P., Galvão, C., Trigo-Santos, F., Oliveira, H. (2001). O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências. Revista de Educação, 10(1), 31-46.
Abstract: Os primeiros anos da profissão docente são muito importantes no desenvolvimento do conhecimento e identidade profissional do jovem professor. Este artigo caracteriza a situação e os problemas vividos por jovens professores diplomados pela FCUL. A metodologia de investigação inscreve-se num quadro interpretativo, sendo baseada em estudos de caso. Os resultados sugerem que há muitos aspectos bem conseguidos no modo como os jovens professores se integraram na atividade das escolas, o que se atribui (i) ao facto do estágio constituir uma experiência reconhecida por todos os jovens professores como muito positiva; (ii) às iniciativas tomadas por algumas escolas, de enquadramento dos novos professores, que envolvem aspectos formais e informais; (iii) à formação inicial recebida, e (iv) à participação em atividades de índole associativa e de investigação. No entanto, os casos também sugerem que a formação ministrada no 4.º ano não conseguiu fazer passar a mensagem da importância da teoria e da reflexão teórica na prática profissional do professor. Os jovens professores deste estudo revelam, apesar das diversas dificuldades, um significativo gosto pela sua profissão. Em alguns casos, evidenciam também uma atitude de empenhamento na sua formação e na procura de informação relevante para a sua atividade docente. Indicam ter, por vezes, projetos profissionais que apontam para a sua valorização profissional.
Description: The first years in the teaching profession are of utmost importance for the professional knowledge and identiy of the young teacher. This paper characterises the situation and problems lived by young teachers certified by the FCUL. The research methodology follows an interpretative framework based in case studies. The results suggest that there are positive aspects in the way these teachers integrate themselves in the school activities. These aspects may be attributed to (i) the fact that the practicum was very positively considered by all of them, (ii) the formal and informal activities that some schools undertook in order to include these new teachers, (iii) their initial teacher education, and (iv) their participation in research and professional activities. However, the cases also suggest that the education received in the 4th year was not successful in stressing the importance of the interaction of theory and theoretical reflection in teacher’s professional practice. In this study, the beginning teachers showed, in spite of the difficulties, to be enjoying their job. In some cases, they manifest a concern for their professional development and an interest in looking for information that might be relevant for their teaching. Moreover, some are undertaking professional projects for their own development.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4286
ISSN: 0871-3928
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

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