Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/430

Título: A produção de frases relativas restritivas no final do 1º e 2º ciclos do ensino básico
Autor: Fontes, Eunice Maria de Jesus Lopes
Orientador: Duarte, Inês,1951-
Palavras-chave: Língua portuguesa
Orações relativas restritivas
Desenvolvimento linguístico
Ensino básico
Issue Date: 2008
Resumo: O conhecimento da gramatica das frases relativas tem sido topico de muitos trabalhos sobre aquisicao. No entanto, para o Portugues Europeu, nao tem sido feito um estudo sistematico deste tipo de construcao na producao escrita. O presente trabalho tem como objectivo estudar a producao de frases relativas restritivas, no registo escrito, em idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos, com sujeitos no final do 1.o e 2.o ciclos do Ensino Basico. As frases relativas restritivas sao frases subordinadas que modificam referencialmente uma expressao da frase matriz. O constituinte modificado denomina-se antecedente da relativa e pode desempenhar as funções sintácticas de sujeito, objecto, obliquo ou genitivo. Ainda que a norma linguistica reconheça apenas a estrategia canonica na producao de relativas, existem outras estrategias nao canonicas disponiveis na producao deste tipo de estrutura sintactica: cortadora, resumptiva e pseudo-resumptiva. O estudo desenvolvido visou determinar que estrategias de relativizacao sao consideradas gramaticais e sao preferencialmente utilizadas pelos sujeitos desta fase etaria, procurando verificar se os juízos e as produtores estão correlacionados com um conjunto de variáveis sintácticas. Para o efeito, foram realizadas experiências de elicitacao, assentes num desenho experimental que contempla um teste de enunciação de juízos de gramaticalidade e um teste de produção linguística provocada. Partindo do modelo da Gramática Universal, foi possível observar que a apropriação deste tipo de estruturas e um processo gradual, de acordo com os princípios da gramática disponíveis num dado momento do desenvolvimento linguístico.
The knowledge of the grammar of relative clauses has been the topic of several research works in the field of acquisition. However, as far as European Portuguese is concerned, a systematic study on written production is not available. The aim of this dissertation is to study the production of restrictive relative clauses in the written speech, in groups aged between 10 and 12 years, as well as their grammaticality judgements on these structures. Restrictive relative clauses are subordinate clauses that modify referentially an expression in the matrix clause. The modified constituent is called the head (or filler) of the relative and can play the syntactic role of subject, object, oblique or genitive. Although the canonical strategy for the production of relative clauses is the only one considered in grammars of standard Portuguese, other non canonical strategies are also available, namely: chopping, resumptive and pseudo-resumptive strategies. The study carried out aims at determining which relativization strategies are judged as grammatical and are preferably used by these group age students, trying to check whether such judgemnts and production preferences are correlated with syntactic variables. Bearing that in mind, we carried out experiments in elicitation, based on an experimental design that includes a grammatical judgment task of and a test of elicited production. Adopting the model of Universal Grammar, it was possible to see that mastering of the use of this type of structure is a gradual process, in accordance with the principles of grammar available at a given moment in the language development path.
Descrição: Tese de mestrado, Linguística, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000554213
http://hdl.handle.net/10451/430
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
19758_ulfl030789_tm_capa.pdf32,31 kBAdobe PDFView/Open
19759_ulfl030789_tm.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open
19760_ulfl030789_tm_mailing_aluno_4.pdf23,58 kBAdobe PDFView/Open
19761_ulfl030789_tm_mailing_frase.pdf35,66 kBAdobe PDFView/Open
19762_ulfl030789_tm_mailing_tipo_%2B_-hum4.pdf31,7 kBAdobe PDFView/Open
19763_ulfl030789_tm_mailing_encaixe4.pdf32,4 kBAdobe PDFView/Open
19764_ulfl030789_tm_mailing_np_e_pp4.pdf27,9 kBAdobe PDFView/Open
19765_ulfl030789_tm_mailing_tipo_ant_e_pro4.pdf31,54 kBAdobe PDFView/Open
19766_ulfl_030789_resultados_por_sujeito4.pdf22,76 kBAdobe PDFView/Open
19767_ulfl_030789_resultados_%2B_e_-_hum_nao_canonico4.pdf38,36 kBAdobe PDFView/Open
19768_ulfl_030789_resultados_por_ant_e_pro4.pdf42,54 kBAdobe PDFView/Open
19769_ulfl_030789_resultados_por_estrategia_canonica4.pdf35,54 kBAdobe PDFView/Open
19770_ulfl_030789_resultados_por_frase4.pdf45,88 kBAdobe PDFView/Open
19771_ulfl_030789_resultados_%2B_e_-hum_canonico4.pdf34,55 kBAdobe PDFView/Open
19772_ulfl_030789_resultados_geral%2B_e_-_humano4.pdf42,02 kBAdobe PDFView/Open
19773_ulfl_030789_resultados_por_cx4.pdf42,33 kBAdobe PDFView/Open
19774_ulfl_030789_resultados_por_estrategia_nao_canonica4.pdf40,27 kBAdobe PDFView/Open
19775_ulfl_030789_resultados_por_nps_e_pps4.pdf41,89 kBAdobe PDFView/Open
19778_ulfl030789_mailing_aluno6.pdf23,96 kBAdobe PDFView/Open
19779_ulfl030789_mailing_frase6.pdf34,8 kBAdobe PDFView/Open
19780_ulfl030789_mailing_tipo_%2B-HUM6.pdf31,7 kBAdobe PDFView/Open
19781_ulfl030789_mailing_encaixe6.pdf32,36 kBAdobe PDFView/Open
19782_ulfl030789_mailing_np_e_pp6.pdf27,92 kBAdobe PDFView/Open
19783_ulfl030789_mailing_tipo_ant_e_pro6.pdf31,62 kBAdobe PDFView/Open
19786_ulfl030789_resultados_%2B_e_-hum_canonico6.pdf34,56 kBAdobe PDFView/Open
19787_ulfl030789_resultados_geral_%2B_e_-_humano6.pdf41,98 kBAdobe PDFView/Open
19788_ulfl030789_resultados_por_cx6.pdf42,48 kBAdobe PDFView/Open
19789_ulfl030789_resultados_por_estrategia_nao_canonica6.pdf40,83 kBAdobe PDFView/Open
19790_RESULTADOS_por_nps_e_pps6.docx20,97 kBMicrosoft Word XMLView/Open
19791_ulfl030789_resultados_por_sujeito6.pdf22,72 kBAdobe PDFView/Open
19792_ulfl030789_resultados_por_%2B_e_-hum_nao_canonico6.pdf38,66 kBAdobe PDFView/Open
19793_ulfl030789_resultados_por_ant_e_pro6.pdf42,2 kBAdobe PDFView/Open
19794_ulfl030789_resultados_por_estrategia_canonica6.pdf35,53 kBAdobe PDFView/Open
19795_ulfl030789_resultados_por_frase6.pdf45,16 kBAdobe PDFView/Open
19797_ulfl030789_alunos_exercicio_de_frases_para_ligar_Desenhos.pdf493,77 kBAdobe PDFView/Open
19798_ulfl030789_alunos_exercicio_dos_juizos_de_gramaticalidade.pdf93,36 kBAdobe PDFView/Open
19799_ulfl030789_alunos_exercicio_para_ligar_frases.pdf96,41 kBAdobe PDFView/Open
19800_ulfl030789_desenhos_finais.ppt2,42 MBMicrosoft PowerpointView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE