Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/432

Title: Curso superior de letras: inventário
Authors: Tavares, Lúcia Fernanda Rodrigues
Advisor: Matos, António Gil
Faria, Cristina, 1972-
Keywords: Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras. Arquivo Histórico
Curso Superior de Letras
Fundos arquivísticos
Arquivologia
Inventários
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2009
Abstract: Este trabalho consiste na elaboração de um relatório do estágio, realizado no Arquivo Histórico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (AHFLUL), com o objectivo de elaborar o inventário do Fundo do Curso Superior de Letras, de que a Faculdade de Letras é herdeira. A realização do estágio implicou a concretização de várias tarefas, nomeadamente, a recolha de bibliografia relacionada com o Curso Superior de Letras (CSL) e com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL); higienização da documentação; identificação da documentação; carimbagem da documentação; descrição da documentação com o preenchimento de folhas de recolha de dados e registo em sistema informático da informação recolhida; classificação, com a identificação das secções e séries documentais do fundo e elaboração do quadro de classificação; e construção do inventário. O relatório de estágio visa a apresentação do trabalho realizado, pretendendo-se, deste modo, apresentar a organização que acolheu o estágio e o CSL; descrever o fundo documental resultante das suas actividades; exposição do método de trabalho utilizado para a elaboração do inventário; apresentação das condições de acesso e utilização da documentação; e a apresentação do quadro de classificação e inventário resultantes deste trabalho.
This thesis consists in the elaboration of a traineeship report, developed at Arquivo Histórico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (AHFLUL). The purpose of this report is to elaborate the holding of the Curso Superior de Letras inventory, legacy of Faculdade de Letras. The traineeship implied carrying out several tasks, namely, the bibliography gathering related to Curso Superior de Letras (CSL) and Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL); documentation hygienics; documentation identification; documentation sealing; documentation description through filling up data gathering sheets and entering the gathered information in the informatics system; classification, identifying the holdings documental sections and series, and elaborating the classification plan; finally, the inventory elaboration. The traineeship report seeks to present the accomplished results, therefore, it intends to identify the organisation where the traineeship took place and the CSL (Curso Superior de Letras); describe the archive group resultant of its activities; explain the working method used to elaborate the inventory; indicate the access conditions and documentation use; and finally present the classification plan and inventory resultant in this process.
Description: Tese de mestrado, Ciências da Documentação e Informação (Arquivistica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000575193
http://hdl.handle.net/10451/432
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
21367_ulfl071255_tm.pdf744.65 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE