Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4332
Título: A influência do feedback no processo auto-regulatório da aprendizagem em estudantes do ensino superior
Autor: Luz, Soraia Cristina Morais da
Orientador: Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Palavras-chave: Auto-regulação
Aprendizagem
Feedback
Ensino superior
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Alunos auto-regulados geram feedback interno e ajustam as suas acções baseadas nesse feedback (Butler & Winne, 1995), sendo que o feedback é uma informação que fornece a oportunidade de comparar o resultado obtido do desejado. Foi adoptado o modelo conceptual de Poulos e Mahony (2008), que define que a eficácia do feedback comtempla três dimensões: a percepção, a credibilidade e o impacto. Através desse modelo foi construído um instrumento que avaliasse as dimensões do feedback que melhoram a sua eficácia. Pretende-se perceber se os estudantes percebem o feedback como contributo para a sua aprendizagem auto-regulada e quais os factores ou dimensões que influenciam a eficácia do feedback. Foi utilizada uma amostra de 118 alunos do 3º Ano de diversos cursos do Ensino Superior, aos quais foi aplicado o questionário construído. Alguns estudantes revelam possuir alguma percepção de que o feedback possui características auto-regulatórias, no entanto a sua maioria não o percepciona como tal. São necessários mais estudos nesta área e com o questionário construído e aplicado nesta investigação de forma a melhorá-lo e aperfeiçoá-lo psicometricamente.
Self-regulated students create internal feedback and adjust their actions based on that feedback (Butler & Winne, 1995), we assume that feedback is an information that provides the student the opportunity to compare the result or product at a specific task with the desirable product that they established. We adopted Poulos and Mahony (2008) conceptual model, which assume that the effectiveness of feedback provided to the student needs tree specific dimensions: perception, credibility and impact. It was created an instrument that is an attempt to assess the tree dimensions considered as important to the effectiveness of feedback. Our goal is to understand if students consider feedback as contributive to their self-regulated learning and which factors or dimensions influence this effectiveness. We used a sample of 118 students from several High Education areas, which responded to the questionnaire. Some students demonstrate that they understand the self-regulation aspects of the feedback, but not all of them. More investigation in needed in this area with the instrument created for the purpose, pretending to improve his characteristics.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4332
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie039523_tm.pdf2,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.