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Título: OPUS : um novo método e uma nova medida dos interesses vocacionais
Autor: Baptista, João António Carvalho
Orientador: Teixeira, Maria Odília, 1957-
Palavras-chave: Interesses vocacionais
Orientação vocacional
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O método funcional foi criado especialmente para as provas de avaliações das atitudes, que possuem itens com conteúdos multidimensionais e cujas respostas têm uma natureza subjectiva. O OPUS é um instrumento computorizado que consubstancia a análise funcional das preferências em profissões e verbos e possui múltiplos indicadores em termos de resultados. A presente investigação consta dos primeiros estudos para a adaptação à língua portuguesa do OPUS, cuja versão original é Suíça. Para tal, procedeu-se à avaliação das qualidades métricas do OPUS, destacando-se a utilização do Inventário de Interesses e Exploração Auto-Dirigida (SDS) de Holland como elemento de validação. Foi utilizada uma amostra de 292 estudantes do 12º ano (n= 225) e do 10º ano (n= 67) que frequentam uma Escola Secundária da cidade de Santarém. Nos dados, destacam-se os índices da precisão dos resultados que são comparáveis aos obtidos com a versão original e salientam-se os indicadores favoráveis à validade de construto da medida OPUS, particularmente no que respeita ao modelo teórico de Holland. Esta investigação abre possibilidades à utilização do OPUS em Portugal, e muito particularmente para os portugueses residentes na Suíça ou em países de língua francesa onde o OPUS é usado.
The functional method was specifically created for the attitude evaluation tests, which possess items with both multidimensional contents and whose answers have a subjective nature. The OPUS is a computerized instrument that consubstantiates the functional analysis of professions and verbs preferences and benefits from multiple indicators in terms of results. The present investigation is counted amongst the first studies for adapting the OPUS to the Portuguese language, since its original version is Swiss. To achieve such goal, an evaluation of the metrical qualities of the OPUS has been undertaken, of which are relevant to point out the use Holland’s Interests Inventory and Self-Directed Exploration – SDS as a validation tool. A sample of 292 students has been considered, of which are 12th graders (n= 225) and 10th graders (n= 67) all of them attending a Highschool in Santarém. Concerning the data, it’s relevant to denote the result precision indexes, comparable to those achievable with the original version, and the indexes favorable to the construct validity of the OPUS measure, particularly in what refers to Holland’s theoretical model. This investigation opens the way to new possibilities of the OPUS application in Portugal, and quite particularly to Portuguese residents in Switzerland, or any other French speaking countries where OPUS is used.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4380
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