Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Didáctica das Ciências (FC-DE-CIE-GIDC) >
FC-DE-CIE-GIDC - Artigos em Revistas Internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4390

Título: A Teoria de Basil Bernstein. Alguns aspectos fundamentais
Autor: Morais, Ana Maria
Neves, Isabel Pestana
Palavras-chave: Basil Bernstein
Issue Date: 2007
Editora: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Citação: Morais, A. M., & Neves, I. P. (2007). A Teoria de Basil Bernstein. Alguns aspectos fundamentais. Revista Práxis Educativa, 2 (2), 115-130.
Resumo: O artigo começa por fazer uma referência às obras de Basil Bernstein que constituem os marcos fundamentais da evolução do seu pensamento. Segue-se uma descrição pormenorizada dos modelos que contêm os principais conceitos da sua teoria – Modelo de Reprodução e Transformação Cultural e Modelo do Discurso Pedagógico – em que se explicita o significado teórico desses modelos e conceitos e se apresentam exemplos que concretizam a sua expressão ao nível de textos e contextos pedagógicos. O artigo inclui também os desenvolvimentos mais recentes do pensamento de Bernstein, explicitando as suas ideias sobre as formas que os discursos, sujeitos à transformação pedagógica, podem assumir - Discursos Verticais e Discursos Horizontais. Finalmente, aborda-se a teoria de Bernstein no quadro da investigação empírica, salientando-se o seu posicionamento epistemológico e explicitando o modelo de metodologia que ele preconizava como “motor” do desenvolvimento de qualquer teoria.
The article begins with a reference to the pieces of work that Basil Bernstein considered to have been the landmarks of the evolution of his thought. This is followed by a detailed description of the two models that contain the main concepts of his theory – Model of Cultural Reproduction and Transformation and Model of Pedagogic Discourse – where the theoretical meaning of these models and concepts is explained and where are given some examples of how to put them into practice at the level of pedagogic texts and contexts. The article also includes the most recent developments of Bernstein’s thought by explaining his ideas about the forms discourses can take – Vertical and Horizontal Discourses. Finally, Bernstein’s theory is approached within the framework of the empirical research, highlighting his epistemological positioning and explicating the methodological model that he suggested should be the driving force of any theory.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4390
ISSN: 1809-4031
Versão do Editor: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/issue/view/31
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDC - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Morais&NevesBasil Bernstein.pdf98,62 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia