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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4393

Título: Os professores como criadores de contextos sociais para a aprendizagem científica: Discussão de novas abordagens na formação de professores
Autor: Morais, Ana Maria
Neves, Isabel Pestana
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional dos professores
Educação científica
Regras de reconhecimento
Regras de realização
Issue Date: 2005
Editora: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho
Citação: Morais, A. M., & Neves, I. P. (2005). Os professores como criadores de contextos sociais para a aprendizagem científica: Discussão de novas abordagens na formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, 18 (2), 153-183.
Resumo: O estudo dá continuidade à investigação desenvolvida pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) na área da formação de professores. A teoria do discurso pedagógico de Bernstein tem constituído o principal quadro conceptual da investigação e o conceito de orientação específica de codificação tem sido usado para avaliar o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos em programas de formação contínua. O objectivo deste artigo é apresentar o que tem sido feito para apreciar o desenvolvimento profissional dos professores em termos de regras de reconhecimento e de realização (orientação específica de codificação) para contextos de intervenção pedagógica, discutindo o significado dessa relação e as potencialidades e limites dos instrumentos metodológicos que têm sido construídos para avaliar o desempenho dos professores. Faz-se uma descrição pormenorizada e fundamentada desses instrumentos, referindo os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a sua concepção e aplicação e dão-se exemplos que mostram a forma como se procedeu à análise dos dados. Discute-se também em que medida os resultados da aplicação desses instrumentos dão sugestões para uma melhoria progressiva da linguagem externa de descrição que se tem vindo a desenvolver no contexto da formação de professores.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4393
ISSN: 0871-9187
Versão do Editor: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200006&lng=pt&nrm=iso
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