Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4498
Título: A transformação da profissão do conservador-restaurador : um estudo da socialização e construção das identidades profissionais
Autor: Sá, Sílvia Cristina Carvalho, 1981-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos
Identidade profissional
Conservação e restauro
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: A Conservação e Restauro ocupa hoje um lugar preponderante na salvaguarda e recuperação do património. Vários factores impulsionaram a mudança que se tem vivido nas três últimas décadas, residindo principalmente na criação de programas de nível superior, acompanhados do reconhecimento legal da necessária competência técnica na direcção de obras ou intervenções e na progressiva valorização e visibilidade da profissão. O presente estudo procura apresentar uma incursão sobre o processo de socialização e construção da identidade profissional do conservador-restaurador face a este cenário de mudança. Na análise deste corpo profissional, após mapear os fundamentos teóricos que orientam a leitura da realidade em estudo, conduzidos particularmente no conceito de identidade profissional de Dubar (1997a), cuidaremos de apresentar alguns traços de percursos, obtidos através de narrativas biográficas orais, analisando a singularidade de cada trajectória profissional e traçando um panorama geral das tendências mais marcantes na dinâmica deste grupo profissional.
Conservation – restauration today has an essential role in safeguarding heritage, as well its recovery. Several factors drove these changes within these last three decades, focusing mainly in new higher education programs, together with legal recognition of technical competences to those leading these type of works, in order to enhance this profession visibility. The present essay seeks to present an incursion on the socialization process and professional identity, taking into consideration these changes of sceneries. In the analysis of this professional body, after mapping the theoretical foundations, mainly led by Dubar’s concept of professional identity (1997a), some examples of oral biographical narratives will be given, focusing in each single professional path and providing an overview of most notable trends in the dynamic of this professional group.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4498
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie039561_tm_anexos.pdf2,08 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
ulfpie039561_tm_tese.pdf1,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.