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Título: Visões do feminino nos Epinícios de Píndaro
Autor: Silva, Cristiana Isabel Lucas
Orientador: Lourenço, Frederico, 1963-
Palavras-chave: Píndaro, 518-438? a.C.
Poesia grega - Antiguidade
Mulheres na literatura
Mitologia - Grécia - Antiguidade
Issue Date: 2008
Resumo: Este estudo procura detectar e analisar elementos das visões do feminino em Píndaro, o maior poeta lírico grego, autor de famosos epinícios que celebram os vencedores nos Jogos Pan-Helénicos (Jogos Olímpicos, Píticos, Nemeus e Ístmicos). Nas suas odes triunfais, o poeta não só refere mas caracteriza inúmeras figuras mitológicas femininas. Uma vez observada esta proeminência feminina na sua obra, que papel ocupa a mulher na mundividência pindárica? O primeiro capítulo, mais breve, contempla sobretudo a observação de aspectos do feminino na epopeia e na tragédia, por um lado, e em Hesíodo e em Semónides, por outro. Os restantes capítulos são inteiramente dedicados à presença do feminino nas odes triunfais de Píndaro. No segundo capítulo são tratadas as figuras mais relevantes e com maior representação nos epinícios; o terceiro capítulo ocupa-se dos temas do matriarcado e da inspiração; o quarto e último capítulo é unicamente consagrado a Medeia, dada a singularidade do seu carácter.
This study seeks to detect and analyse the elements of the feminine visions in Pindar, the greatest greek lyrical poet, author of famous epinicians celebrating the winners of the Pan-Hellenic Games (Olympic, Pythian, Nemean and Isthmian games). In its triumphal odes, Pindar not only refers, but also characterises countless mythological feminine figures. Once observed this prominence of the feminine in its work, which role does the woman play in Pindar's perception of his world? The first chapter, the briefest, above all contemplates the observation of the feminine aspects in the epic and in the tragedy, and on another hand in Hesiod and Simonides. The following chapters are entirely dedicated to the feminine presence in Pindar's triumphal odes. In the second chapter the most relevant and most representative figures in the epinicia are treated; the third chapter deals with the themes of matriarchy and inspiration; and the fourth chapter is entirely dedicated to Medea, given the singularity of this character.
Descrição: Tese de mestrado em Estudos Clássicos apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/451
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