Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4523
Título: Professores de Matemática: Das concepções aos saberes profissionais
Autor: Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Concepções
Conhecimento profissional
Professores de Matemática
Reflexão
Resolução de problemas
Data: 1993
Citação: Ponte, J. P. (1993). Professores de Matemática: Das concepções aos saberes profissionais (conferência plenária). In Actas do IV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Ponta Delgada, Açores (pp. 59-80). Lisboa: APM.
Resumo: Começo por traçar um quadro geral do que tem sido a investigação acerca das concepções, crenças e práticas dos professores da nossa disciplina, debruçando-me principalmente sobre os estudos feitos em Portugal. De seguida abordo os saberes que permitem o desempenho da sua actividade docente como o processo de criação desses mesmos saberes. Concluo indicando que um programa de investigação perspectivado em torno do saber prático e da reflexão poderá ajudar a ultrapassar a visão do professor como um profissional mais ou menos “carente” em relação às concepções e práticas apontadas como “correctas” pelas autoridades educativas. Ele poderá emergir como um actor pensante e actuante, dotado de uma intencionalidade e de um saber próprios, que em cada momento procura usar da melhor forma os meios à sua disposição para criar, conduzir e aperfeiçoar oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/4523
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIDM - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
93 Ponte (SIEM IV Açores).pdf97,09 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.