Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Didáctica da Matemática (FC-DE-CIE-GIDM) >
FC-DE-CIE-GIDM - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4527

Título: A gestão curricular em Matemática
Autor: Nunes, Cláudia
Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Prática profissional
Gestão curricular
Mudança curricular
Manuais
Avaliação
Issue Date: 2008
Citação: Nunes, C. C., & Ponte, J. P. (2008). A gestão curricular em Matemática. In R. Luengo-González, B. Gómez-Alfonso, M. Camacho-Machín & L. B. Nieto (Eds.), Investigación en educación matemática XII (pp. 619-627). Badajoz: SEIEM
Resumo: Este artigo analisa de que forma o professor faz a gestão do currículo de Matemática, em especial como utiliza o manual escolar no planeamento da sua prática lectiva e a avaliação para regular o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa e interpretativa. A recolha de dados inclui observação participante, entrevistas e recolha documental. Os resultados indicam que a gestão do currículo no contexto do grupo pode gerar tensões, em particular quando o professor toma decisões para a sua prática que divergem das tomadas no grupo. Mostram, igualmente como o professor gere o currículo compatibilizando as expectativas dos diferentes actores educativos (alunos e encarregados de educação) e as suas próprias expectativas.
The paper aims to analyze how a mathematics teacher manages the curriculum, especially using the textbook to plan his practice and the assessment to regulate mathematics teaching and learning. This is a qualitative and interpretative case stud. Data collection includes participant observations, interviews and documents. The results show that curriculum management in the context of the group may generate tensions, in particular when the teacher makes decisions for his/her practices that diverge from those assumed by the group. They also show how the teacher manages the curriculum adjusting the ex-pectations of different educational actors (students and parents) and his/her own expectations.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4527
ISSN: 978-84-934488-9-9
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
08-Nunes-Ponte (Badajoz_06 Set).pdf71,27 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia