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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4528

Título: Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória
Autor: Matos, Ana
Silvestre, Ana Isabel
Branco, Neusa
Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Álgebra
Pensamento algébrico
Aprendizagem
Tarefa
Ensino exploratório
Issue Date: 2008
Citação: Matos, A., Silvestre, A. I., Branco, N., & Ponte, J. P. (2008). Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória. In R. Luengo-González, B. Gómez-Alfonso, M. Camacho-Machín & L. B. Nieto (Eds.), Investigación en educación matemática XII (pp. 505-516). Badajoz: SEIEM.
Resumo: O pensamento algébrico, mais do que manipular expressões e resolver equações, envolve as capacidades de estabelecer generalizações e relações, interpretar situações e resolver problemas. Este artigo apresenta três experiências de ensino que visam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Trata-se de estudos qualitativos e interpretativos realizados como investigações de professoras sobre a sua própria prática profissional. As experiências de ensino seguem uma abordagem exploratória e referem-se à aprendizagem da proporcionalidade directa (6.º ano), variáveis e equações (7.º ano) e relações funcionais (8.º ano). Os resultados mostram que, nesta abordagem, os alunos realizam aprendizagens significativas no seu pensamento algébrico.
Algebraic thinking, more than just the manipulation of expressions and solving equations, also involves the ability to establish generalizations and relationships, interpret situations, and solve problems. This paper presents three teaching experiments aiming at the development of students’ algebraic thinking. They are qualitative and interpretative studies undertaken as teachers research their own professional practice. The teaching experiments, framed on an exploratory approach, concern direct proportion (grade 6), variables and equations (grade 7) and functional relationships (grade 8). The results show that, in this teaching approach, students experience significant learning in their algebraic thinking.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4528
ISBN: 978-84-934488-9-9
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