Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4611
Título: A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores
Autor: Galvão, Cecília
Reis, Pedro
Freire, Sofia
Palavras-chave: Controvérsias socio-científicas
Educação em ciência
Formação de professores
Narrativa
Discussão
Data: 2011
Citação: Galvão, C., Reis, P. & Freire, S. (2011). Ciência & Educação, 17(3), 505-522.
Resumo: A promoção da compreensão da natureza da ciência constitui um dos eixos fundamentais dos currículos de ciências actuais, procurando que os alunos entendam a produção do conhecimento científico e tomem decisões sobre assuntos de base científica com impacto directo na sua vida. Contudo, a investigação demonstra que os professores não integram esta vertente no seu ensino, comprometendo as aprendizagens dos alunos sobre esta temática. Num outro sentido, a investigação atribui potencialidades à discussão de assuntos sociocientíficos controversos na escola na construção de uma imagem de ciência mais real. Com este estudo, pretende-se compreender como é que um conjunto de 29 professores-formandos, de um mestrado em Educação, avalia as potencialidades deste tipo de metodologia. Apesar das avaliações bastante positivas, constata-se a necessidade de continuar a apoiar estes professores na implementação destas actividades com os seus alunos de modo a desenvolverem o conhecimento necessário à sua implementação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4611
Aparece nas colecções:IE - GIDC - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A-DISCUSSAO-DE-CONTROVERSIAS-SOCIOCIENTIFICAS-NA-FORMACAO-DE-PROFESSORES.pdf171,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.