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Título: Cartões de crédito particulares
Autor: Silva, João Alexandre Pereira Curado da
Orientador: Pestana, Dinis Duarte, 1949-
Moita, Ana Cristina Fontes
Palavras-chave: Marketing
Data Mining
CRM
Estatística
Cartões de crédito
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: Actualmente as grandes empresas vivem um período de grande competição e constante pressão no sentido de apresentar melhores resultados. Esses factores não podem ser dissociados do facto de existir uma concorrência cada vez mais forte e agressiva, que procura disputar e conquistar clientes. Nesta conjectura, torna-se vital manter os clientes, prestando-lhes um acompanhamento de excelência. É cada vez mais actual a necessidade de conhecer os clientes, os seus hábitos de consumo, perceber o que sentem e como sentem; antecipar as suas necessidades, ir ao encontro das suas expectativas. É este o propósito do Marketing. As direcções de Marketing incorporam várias áreas, que em conjunto trabalham nesse sentido. Desta forma criou-se a necessidade de investir em pessoas e recursos informáticos. Investe-se em conhecimento. O retorno esperado, só pode ser conseguido através de uma gestão inteligente dos recursos. As bases de dados são essenciais para atingir esse fim. Neste contexto é emergente a necessidade de apreender e usar métodos analíticos que proporcionem uma segmentação adequada. As instituições financeiras, constituem o melhor exemplo da sua aplicabilidade. A Estatística revela-se de enorme importância. É necessário evoluir na relação estabelecida com o cliente. Adequar a oferta de produtos e estudar as características dos mesmos, tendo em conta a heterogeneidade associada às necessidades financeiras dos clientes e às suas preferências. Há que seguir estratégias diferenciadas de acordo com os segmentos definidos. O Marketing através da Estatística permite alcançar tal objectivo. Este trabalho final pretende ser uma porta aberta para a discussão destes temas, apresentando soluções que possam constituir instrumentos de apoio à decisão. Serão apresentados 6 projectos, recorrendo a amostras e à aplicação da Estatística em várias áreas; tais como, a análise de campanhas, análise comportamental, segmentação de clientes e previsão de resultados.
Nowadays, companies face a time of highly competition and constant pressure of presenting better financial results. These factors are related with the existence of competitors that are also trying to attract more customers. In this context, it’s necessary to keep the current customers and make them loyal to the company through a good service. It’s also necessary to know the customers, meet their consumption behavior and understand what they fell and how they feel and anticipate and meet their expectations. This is the purpose of Marketing. Marketing departments are composed by several units that work together aiming to achieve these goals. In this way, it has become a necessity to invest in human and computer resources. Companies have been investing in knowledge and the expected revenue is conditional to an intelligent management of resources. This is the way of thinking of many companies nowadays, including Financial Institutions. Databases are essential in the process of knowing the customers and analytic methods are essential to afford an adequate customer’s segmentation. Statistics became more important, because it needed to construct a different relation with the customers through an adequate supply, considering the heterogeneity of financial needs and preferences. Also, it is necessary to develop different approaches for each segment. Marketing uses Statistics to achieve this knowledge. This work tries to address these subjects and present solutions that try support decisions. We are going to present 6 projects using samples and Statistics is going to be applied in behavioral analysis, segmentation and forecasting results.
Descrição: Tese de mestrado, Estatística, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/4667
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

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