Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4706
Título: Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Marques, Cidália
Reis, Pedro
Palavras-chave: Podcast
Oralidade
Comunicação
Áudio
Data: Jan-2011
Editora: Universidade Estadual Paulista: UNESP
Citação: Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVII, v. 18, n. 19, p. 68-80, jan./abr. 2011
Resumo: O Podcast é uma ferramenta da Web 2.0 que permite a criação de programas de áudio e a sua partilha através da Internet. Quando publicados em blogs ou sítios de comunidades educativas, permite a criação de redes de comunicação e interacção entre criadores e ouvintes. O presente artigo reflecte sobre as potencialidades e as limitações da utilização do podcast no Pré-escolari e no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da análise de uma experiência realizada com educadores, professores e crianças do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior, Portugal. A experiência realizada, integrada num processo de investigação-acção, envolveu uma fase inicial de formação de professores e educadores, seguida de uma fase intermédia de criação e publicação de podcasts e de uma fase final de avaliação do processo. Como principais resultados destacam-se os impactos da criação de podcasts no reforço da motivação para a leitura e a escrita nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e na melhoria da expressão oral nas crianças do Pré-Escolar.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4706
Aparece nas colecções:IE - GIDC - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CRIACAO-DE-PODCASTS-NO-JARDIM-DE-INFANCIA-E-NO-1-CICLO-DO-ENSINO-BASICO.pdf387,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.