Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF) >
FC-DE-CIE-GIEDF - Capítulos de Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4709

Título: Aggressive and non-aggressive rejected students: where are the differences?
Autor: Musitu, Gonzalo
Lila, Marisol
Veiga, Feliciano
Herrero, Juan
Palavras-chave: Alunos agressivos
Alunos rejeitados
Funcionamento familiar
Funcionamento escolar
Issue Date: 2003
Editora: Porto Editora
Citação: Musitu, G., Lila, M., Veiga, F. H., Herrero, & Moura, H. (in press). Aggressive and non-aggressive rejected students: Where are the differences? In M. F. Patrício (Ed.), Por uma Escola sem Violência — A escola cultural: Uma resposta. Porto: Porto Editora.
Resumo: Esta investigação pretendeu explorar os diferentes perfis de alunos rejeitados agressivos e não-agressivos de entre 1069 adolescentes entre os 12 e os 16 anos de idade. Reflectindo acerca dos factores que poderão contribuir para a pertença a uma ou outra categoria, distinguimos quatro conjuntos de factores: pessoais, familiares, sociais e de funcionamento escolar. Os factores pessoais incluem diversas dimensões do self (académica, familiar e social), depressão e stress percepcionado; os familiares englobam a comunicação familiar (pai-pai e pai-criança) e apoio familiar (de pais e de irmãos); os sociais incluem relações de apoio e acontecimentos de vida; os escolares abrangem as atitudes face à escola, o estatuto sóciometrico na sala de aula, e as percepções do professor sobre a adaptação psicossocial e escolar do aluno. Os resultados das análises MANOVA, ANOVA mostraram que os alunos agressivos e rejeitados diferiam dos alunos não-agressivos rejeitados e do grupo de controlo na medida em que possuem níveis mais pobres de funcionamento pessoal, familiar, social e escolar. Além disso, os resultados também mostraram o grau moderado de adaptação dos alunos alunos não-agressivos rejeitados em relação ao grupo de controlo.
URI: http://hdl.handle.net/10451/4709
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Aggressive and non-aggressive rejected students - Where are the differences.pdf40,06 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia