Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF) >
FC-DE-CIE-GIEDF - Capítulos de Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4709

Título: Aggressive and non-aggressive rejected students: where are the differences?
Autor: Musitu, Gonzalo
Lila, Marisol
Veiga, Feliciano
Herrero, Juan
Palavras-chave: Alunos agressivos
Alunos rejeitados
Funcionamento familiar
Funcionamento escolar
Issue Date: 2003
Editora: Porto Editora
Citação: Musitu, G., Lila, M., Veiga, F. H., Herrero, & Moura, H. (in press). Aggressive and non-aggressive rejected students: Where are the differences? In M. F. Patrício (Ed.), Por uma Escola sem Violência — A escola cultural: Uma resposta. Porto: Porto Editora.
Resumo: Esta investigação pretendeu explorar os diferentes perfis de alunos rejeitados agressivos e não-agressivos de entre 1069 adolescentes entre os 12 e os 16 anos de idade. Reflectindo acerca dos factores que poderão contribuir para a pertença a uma ou outra categoria, distinguimos quatro conjuntos de factores: pessoais, familiares, sociais e de funcionamento escolar. Os factores pessoais incluem diversas dimensões do self (académica, familiar e social), depressão e stress percepcionado; os familiares englobam a comunicação familiar (pai-pai e pai-criança) e apoio familiar (de pais e de irmãos); os sociais incluem relações de apoio e acontecimentos de vida; os escolares abrangem as atitudes face à escola, o estatuto sóciometrico na sala de aula, e as percepções do professor sobre a adaptação psicossocial e escolar do aluno. Os resultados das análises MANOVA, ANOVA mostraram que os alunos agressivos e rejeitados diferiam dos alunos não-agressivos rejeitados e do grupo de controlo na medida em que possuem níveis mais pobres de funcionamento pessoal, familiar, social e escolar. Além disso, os resultados também mostraram o grau moderado de adaptação dos alunos alunos não-agressivos rejeitados em relação ao grupo de controlo.
URI: http://hdl.handle.net/10451/4709
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Aggressive and non-aggressive rejected students - Where are the differences.pdf40,06 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE