Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4711
Title: Conductas disruptivas e actitudes hacia la autoridad institucional en adolescentes: el rol de la escuela
Authors: Musitu, Gonzalo
Veiga, Feliciano
Lila, Marisol
Martínez, Belén
Herrero, Juan
Estévez, Estefanía
Moura, H.
Keywords: Integração escolar
Atitudes
Adolescentes
Comportamentos disruptivos
Autoridade
Issue Date: 2003
Publisher: Porto Editora
Citation: Musitu, G., Veiga, F. H., Lila, M., Martínez, B., Herrero, J., Estévez, E., & Moura, H. (no prelo). Conductas disruptivas e actitudes hacia la autoridad institucional en adolescentes: El rol de la escuela. In M. F. Patrício (Ed.), Por uma escola sem violência: A escola cultural. Uma resposta. Porto: Porto Editora.
Abstract: Este trabalho analisa os vínculos existentes entre a integração escolar dos adolescentes e os comportamentos disruptivos, bem como a sua atitude face à autoridade institucional. A amostra é composta por 1068 adolescentes de ambos os sexos, entre os 11 e 18 anos de idade, que frequentam escolas de ensino público. Os resultados evidenciam que os adolescentes que têm uma atitude mais negativa perante a autoridade institucional também manifestam mais problemas de integração escolar do que os adolescentes bem adaptados; os adolescentes que apresentam mais problemas comportamentais também revelam maiores problemas de integração escolar, em comparação com os adolescentes adaptados. Observou-se igualmente a existência de concordância entre a avaliação realizada pelo professor sobre o nível de integração do aluno e a sua real integração na sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/10451/4711
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Capítulos de Livros



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