Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF) >
FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4712

Título: Uma Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente (ERA-CPD)
Autor: Veiga, Feliciano
Gonçalves, Virgílio
Guedes, Luís
Antunes, Júlia
Caldeira, Maria
Ferreira, Antónia
Palavras-chave: Profissionalidade docente
Cidadania docente
Direitos dos alunos
Issue Date: 2007
Editora: Universidade do Minho
Citação: Veiga, F. H., Gonçalves, V., Guedes, L., Antunes, J., Caldeira, M., e Ferreira, A. (2007). Uma Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente (ERA-CPD). Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia (4257- 4271). Braga, Universidade do Minho.
Resumo: Apresenta-se o processo de elaboração da “Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente”, ERA-CPD. Esta escala inclui dimensões do questionário CIDOCE, de Rego e outros (1999, 2003), — participação, orientação prática, conscienciosidade e cortesia —, a que foram acrescentados outros itens e, ainda, novas dimensões, especificamente a interpessoalidade e a normatividade (gestão das normas). A amostra foi constituída por 315 alunos do 7º, 9º e 11º ano, de escolas da Grande Lisboa. O estudo psicométrico da escala abrangeu a análise factorial de componentes principais com rotação varimax — que evidenciou os seis factores específicos esperados — e a determinação dos coeficientes de fiabilidade, para diferentes grupos, sendo a variância total explicada de 59,10%. Relativamente à validade externa, considerou-se a relação entre os resultados na ERA-CPD e as variáveis direitos dos alunos na escola e rendimento escolar, tendo surgido importantes associações. As análises apresentadas mostraram-se consistentes, corroboram parcialmente elementos do questionário CIDOCE, e salientam as qualidades da escala ERA-CPD em diferentes grupos, bem como a sua utilidade para a investigação e para a intervenção educacional.  
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/4712
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
EscaladeRepresentaçãodosalunos_ERA_CPD.pdf284,77 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia