Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF) >
FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4712

Título: Uma Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente (ERA-CPD)
Autor: Veiga, Feliciano
Gonçalves, Virgílio
Guedes, Luís
Antunes, Júlia
Caldeira, Maria
Ferreira, Antónia
Palavras-chave: Profissionalidade docente
Cidadania docente
Direitos dos alunos
Issue Date: 2007
Editora: Universidade do Minho
Citação: Veiga, F. H., Gonçalves, V., Guedes, L., Antunes, J., Caldeira, M., e Ferreira, A. (2007). Uma Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente (ERA-CPD). Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia (4257- 4271). Braga, Universidade do Minho.
Resumo: Apresenta-se o processo de elaboração da “Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente”, ERA-CPD. Esta escala inclui dimensões do questionário CIDOCE, de Rego e outros (1999, 2003), — participação, orientação prática, conscienciosidade e cortesia —, a que foram acrescentados outros itens e, ainda, novas dimensões, especificamente a interpessoalidade e a normatividade (gestão das normas). A amostra foi constituída por 315 alunos do 7º, 9º e 11º ano, de escolas da Grande Lisboa. O estudo psicométrico da escala abrangeu a análise factorial de componentes principais com rotação varimax — que evidenciou os seis factores específicos esperados — e a determinação dos coeficientes de fiabilidade, para diferentes grupos, sendo a variância total explicada de 59,10%. Relativamente à validade externa, considerou-se a relação entre os resultados na ERA-CPD e as variáveis direitos dos alunos na escola e rendimento escolar, tendo surgido importantes associações. As análises apresentadas mostraram-se consistentes, corroboram parcialmente elementos do questionário CIDOCE, e salientam as qualidades da escala ERA-CPD em diferentes grupos, bem como a sua utilidade para a investigação e para a intervenção educacional.  
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/4712
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
EscaladeRepresentaçãodosalunos_ERA_CPD.pdf284,77 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE