Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4715
Título: Propostas de investigação sobre os seres vivos
Autor: Reis, Pedro
Palavras-chave: Actividades investigativas
Actividades práticas
Actividades experimentais
Estudo do meio
Educação em ciência
Data: 2009
Editora: Texto Editores
Citação: Reis, P. (2009). Propostas de investigação sobre os seres vivos. Colecção Kit Pedagógico 1.º Ciclo. Lisboa: Texto Editores.
Relatório da Série N.º: KIT Pedagógico de Estudo do Meio;3
Resumo: Todos os seres vivos estão bem adaptados aos locais onde vivem, apresentando características que lhes permitem sobreviver em determinadas condições de temperatura, de humidade, de luminosidade, etc. Estes factores do meio, que variam de zona para zona e com o decorrer das estações do ano, afectam muito a vida e a distribuição dos seres vivos. Por exemplo, alguns seres vivos só conseguem viver em ambientes muito secos; outros apenas conseguem viver em ambientes muito húmidos. Esta brochura centra-se no estudo das adaptações de alguns animais aos factores do ambiente em que vivem e inclui propostas de investigação diversificadas, para a área de Estudo do Meio, destinadas aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As propostas apresentadas, nas quais as actividades experimentais assumem especial relevo, incluem: a) Instrumentos de planeamento de actividades experimentais. b) Instrumentos de registo de observações/resultados destinados aos alunos. c) Instrumentos de avaliação de competências centrados em diferentes aspectos das actividades. d) Articulações com o Projecto e-Escolinha, que estimulam a utilização de ferramentas incluídas no portátil Magalhães. À semelhança dos materiais produzidos no âmbito do Programa de Formação de Professores em Ensino Experimental das Ciências, as propostas devem ser adaptadas de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo das crianças. O professor deverá iniciar esta temática discutindo as ideias prévias das crianças sobre os factores ambientais indispensáveis à vida de plantas e animais concretos (por exemplo, uma alface e um coelho). As ideias principais deverão ser registadas no quadro. Antes da realização das experiências sugeridas, os alunos devem efectuar previsões acerca dos resultados que esperam obter. Depois da realização das actividades, os alunos deverão discutir a correcção das suas previsões. Os resultados obtidos devem ser registados sob a forma de um relatório ilustrado com desenhos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4715
ISBN: 978-111-11-2500-4
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIDC - Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Investigando-os-seres-vivos.pdf126,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.