Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4731
Title: O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos
Authors: Reis, Pedro
Galvão, Cecília
Keywords: Natureza da ciência
Educação em ciência
Concepções dos alunos
Histórias de ficção científica
Issue Date: 2006
Citation: Reis, P. e Galvão, C. (2006). O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, 5(2), 213-234
Abstract: Neste artigo recorre-se à análise qualitativa do enredo de histórias de ficção científica sobre o trabalho de um grupo de cientistas, redigidas por três alunos portugueses da disciplina de Ciências da Terra e da Vida do 11º ano, e à realização de entrevistas semi-estruturadas, com o objectivo duplo de diagnosticar concepções sobre os cientistas e discutir as potencialidades desta metodologia na investigação e na educação em ciência. A metodologia utilizada revelou-se bastante adequada ao diagnóstico de concepções dos alunos sobre as características dos cientistas, a actividade científica e as interacções entre ciência, tecnologia e sociedade. Entre os participantes, foi notória a falta de conhecimentos processuais e epistemológicos sobre a ciência, bem como a existência de diversas concepções estereotipadas e deturpadas sobre as características e a actividade dos cientistas. Diversos factores parecem contribuir para esta situação, nomeadamente, as práticas de sala de aula utilizadas pelos seus professores, as imagens de ciência veiculadas pelos meios de comunicação social e a ausência, nas aulas de ciências, de qualquer tipo de reflexão crítica sobre essas imagens.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4731
Publisher Version: http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen5/ART1_Vol5_N2.pdf
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDC - Artigos em Revistas Internacionais



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.