Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4731
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage213por
degois.publication.lastPage234por
degois.publication.locationEspanhapor
degois.publication.titleRevista Electrónica de Enseñanza de las Ciênciaspor
dc.relation.publisherversionhttp://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen5/ART1_Vol5_N2.pdfpor
dc.contributor.authorReis, Pedro-
dc.contributor.authorGalvão, Cecília-
dc.date.accessioned2011-12-27T15:12:33Z-
dc.date.available2011-12-27T15:12:33Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationReis, P. e Galvão, C. (2006). O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, 5(2), 213-234por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/4731-
dc.description.abstractNeste artigo recorre-se à análise qualitativa do enredo de histórias de ficção científica sobre o trabalho de um grupo de cientistas, redigidas por três alunos portugueses da disciplina de Ciências da Terra e da Vida do 11º ano, e à realização de entrevistas semi-estruturadas, com o objectivo duplo de diagnosticar concepções sobre os cientistas e discutir as potencialidades desta metodologia na investigação e na educação em ciência. A metodologia utilizada revelou-se bastante adequada ao diagnóstico de concepções dos alunos sobre as características dos cientistas, a actividade científica e as interacções entre ciência, tecnologia e sociedade. Entre os participantes, foi notória a falta de conhecimentos processuais e epistemológicos sobre a ciência, bem como a existência de diversas concepções estereotipadas e deturpadas sobre as características e a actividade dos cientistas. Diversos factores parecem contribuir para esta situação, nomeadamente, as práticas de sala de aula utilizadas pelos seus professores, as imagens de ciência veiculadas pelos meios de comunicação social e a ausência, nas aulas de ciências, de qualquer tipo de reflexão crítica sobre essas imagens.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNatureza da ciênciapor
dc.subjectEducação em ciênciapor
dc.subjectConcepções dos alunospor
dc.subjectHistórias de ficção científicapor
dc.titleO diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunospor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIDC - Artigos em Revistas Internacionais



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.