Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4735
Title: Estereótipos no desenho : um estudo de caso no ensino do desenho em Portugal
Authors: Fortunato, Maria Albertina Carvalho, 1952-
Orientador: Pedro, António, 1953-
Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Keywords: Teses de doutoramento - 2011
Ensino artístico
Desenho
Educação artística
Estereótipos
Criatividade
Issue Date: 2010
Abstract: A presente dissertação, com o título Estereótipos no Desenho, foi realizada em contexto pedagógico e visa o estudo do aparecimento de estereótipos na área do Desenho. Propusemos este estudo em ordem à adequação do ensino do desenho no panorama educativo português. Esta problemática, pela transversalidade que lhe é inerente, abre-nos a consciência para outras realidades no plano do conhecimento e das várias actividades profissionais, bem como das aplicações sociais e económicas subjacentes. Remete-nos igualmente para várias hipóteses sobre a responsabilidade nesta matéria. De entre elas, (a família, a escola, o meio e o próprio sistema educativo.) Tivemos como objectivo verificar a presença de desenhos estereotipados, comuns aos alunos na faixa etária entre os cinco e os vinte e cinco anos, em diferentes meios sociais em Portugal. Para tal, foi necessário compreender até que ponto os professores perpetuam a produção de estereótipos e encontrar algumas soluções que promovam a originalidade, em ordem à destruição de esquemas mentais, destituídos de expressão pessoal.
This dissertation, entitled Stereotypes in Drawing, was carried out within a pedagogical context and aims at studying the existence of stereotypes in drawing. We have decided to carry out this research in order to adjust the teaching of drawing to the present Portuguese educational situation. This issue, given its universal nature, raises our awareness of other realities in the subject of knowledge, of the different professional activities and of the underlying social and economic issues. It also guides us to several hypotheses regarding our responsibility in this area. Among them we can single out family, school, social environment and the educational system itself. Our main goal was to verify the existence of stereotyped drawings, a common factor in students between five and twenty five years of age from different social backgrounds in Portugal. To reach that goal we had to understand to what extent our teachers help to perpetuate these stereotypes and how to find solutions that may encourage originality in order to eradicate mental schemes deprived of personal expression.
Description: Tese de doutoramento, Belas-Artes (Desenho), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4735
Appears in Collections:FBA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ulsd061606_td_anexo_6.pdf8,37 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_5.pdf3,51 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_4_3.pdf243,67 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_4_2.pdf243,9 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_4_1.pdf269,47 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_3.pdf270,4 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_2_6.pdf293,56 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_2_5.pdf306,81 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_2_4.pdf280,1 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_2_3.pdf273,71 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_2_2.pdf275,87 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_2_1.pdf279,57 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_1_7.pdf190,4 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_1_6.pdf193,28 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_1_5.pdf187 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_1_4.pdf176,8 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_1_3.pdf173,17 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_1_2.pdf173,31 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_anexo_1_1.pdf173,84 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_indice_geral.pdf300,19 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_fotos_007.pdf347,88 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_fotos_006.pdf227,08 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_fotos_005.pdf251,76 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_fotos_004.pdf551 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_fotos_003.pdf738,29 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_fotos_002.pdf785,99 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_fotos_001.pdf673,34 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_tese.pdf2,01 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_indice.pdf98,4 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_agradecimentos.pdf7,67 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_resumos.pdf9,18 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ulsd061606_td_capa.pdf132,03 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.