Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF) >
FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4800

Título: Ser ou não ser percepcionado como criativo pelos professores: Diferenciações pessoais associadas, ao longo da adolescência
Autor: Veiga, Feliciano
Caldeira, Maria José
Palavras-chave: Criatividade
Atitudes face a si mesmo
Autoconceito escolar
Adaptação
Issue Date: 2005
Resumo: O presente estudo teve como objectivo a análise da relação entre a variável “criatividade dos alunos percepcionada como atribuída pelos professores” e dimensões das atitudes pessoais dos alunos face a si mesmos, em distintos aspectos, cognitivos, afectivos e comportamentais. A amostra foi constituída por 298 sujeitos de diferentes anos de escolaridade (7º, 9º e 11º anos), de escolas da Grande Lisboa, englobando sujeitos dos dois sexos e de diferentes nacionalidades. A análise dos resultados permitiu observar, em variadas situações, diferenças significativas nas dimensões das atitudes dos alunos face a si mesmos em função da criatividade, com superiores resultados nos alunos vistos como criativos; porém, tais diferenciações não se observaram na disrupção escolar dos alunos. Observou-se, ainda, o efeito da interacção da variável “ano de escolaridade” com a criatividade. A discussão dos resultados é apresentada com sugestão de novas pesquisas
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/4800
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ser ou não ser percepcionado como criativo pelos professores-Diferenciações pessoais.pdf85,35 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia