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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4801

Título: Novos elementos acerca da escala de autoconceito “Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale”
Autor: Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Autoconceito
Escala de avaliação
Adolescência
Imigração
Issue Date: 2005
Resumo: O presente estudo vem acrescentar novos elementos aos que, já em anterior trabalho, havíamos apresentado acerca da escala de autoconceito — Piers-Harris Children´s Self-concept Scale (PHCSCS), de Piers (1988) —, numa adaptação à população portuguesa (Veiga, 1989). A amostra foi constituída por 318 sujeitos de diferentes anos de escolaridade (7º, 9º e 11º anos), de escolas da Grande Lisboa, englobando sujeitos de ambos os sexos e de diferentes nacionalidades. O estudo psicométrico da escala abrangeu a análise factorial de componentes principais com rotação varimax — que, também no presente estudo, evidenciou seis factores específicos (comportamento, estatuto intelectual e escolar, atributos e aparência física, ansiedade, popularidade e satisfação-felicidade) — e a determinação dos coeficientes de fiabilidade, para diferentes grupos de alunos. São apresentados vários elementos estatísticos de interesse, como a média e o desvio-padrão para diferentes grupos (por ano de escolaridade e nacionalidade); relativamente à validade externa, considerou-se, ainda, a relação entre os resultados obtidos no PHCSCS e as pontuações no instrumento Self-Concept as a Learner Scale, anteriormente adaptado para Portugal (Veiga, 1996), tendo surgido elevadas correlações. Os elementos apresentados mostraram-se consistentes com os da versão original do PHCSCS, corroboram os elementos do trabalho anteriormente referido, mostram-se consistentes com as investigações que, também no nosso país, têm utilizado esta escala, e salientam, agora de uma forma mais ampla e consistente, as qualidades do PHCSCS em diferentes grupos de sujeitos, bem como a sua utilidade para a investigação e para a intervenção educacional.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/4801
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

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