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Título: Educação para a sustentabilidade: um estudo com famílias e alunos do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Ferreira, Sara de Sintra Martinheira
Orientador: Freire, Ana Maria, 1947-
Palavras-chave: Sustentabilidade
Educação para a sustentabilidade
1º Ciclo do Ensino Básico
Participação das famílias
Mudanças de perspectivas
Desenvolvimento de competências
Partilha de conhecimentos e atitudes
Comportamentos pró-ambientais
Crianças como agentes catalisadores de mudança ambiental
Teses de mestrados - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: O presente estudo pretende ser um contributo para a área da Educação para a Sustentabilidade (EpS) e no âmbito do envolvimento da família em projectos desta temática, pelo facto deste poder ser fundamental no estabelecimento de diálogos entre filhos e pais e na partilha de conhecimentos e atitudes. Conceptualizar, implementar e avaliar uma Proposta Didáctica (Projecto) na área da EpS, cujos intervenientes directos são as famílias e os alunos de uma turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, faz parte do objectivo geral deste trabalho. Nesta base, procurou-se responder às questões de investigação: (i) Que mudanças ocorrem nas perspectivas dos alunos sobre a temática Sustentabilidade? ; (ii) Que aprendizagens realizam os alunos ao longo do desenvolvimento da temática? ; (iii) Que partilha de conhecimentos e atitudes, no âmbito da Sustentabilidade, ocorre entre filhos e pais durante o desenvolvimento da temática? e (iv) Como avaliam as famílias o desenvolvimento da temática Sustentabilidade? A investigação teve em vista observar, descrever, analisar e, em última instância, compreender de que modo a realização deste Projecto pôde contribuir para a mudança de perspectivas sobre Sustentabilidade e para o desenvolvimento e partilha de aprendizagens e atitudes. Em suma, trata-se de um estudo qualitativo, inserido no paradigma interpretativo – uma investigação na e sobre a própria prática - sendo a recolha de dados essencialmente descritiva e a sua análise indutiva. A realização da Proposta Didáctica favoreceu, de algum modo e, em alguns alunos, o desenvolvimento e/ou enriquecimento de aprendizagens nos domínios do saber, do saber fazer e do saber ser. Há também evidências de que, por um lado, houve alunos que desenvolveram alguns comportamentos pró-ambientais e, por outro, existiram em alguns ambientes familiares, diálogos informais sobre diferentes assuntos no âmbito da temática Sustentabilidade, resultando daí partilha de conhecimentos e/ou atitudes.
The present study purports to offer a contribution to the field of Education for Sustainability within the perspective of the involvement of the family in projects of this nature, given that this involvement can be a fundamental aspect in the creation of a dialogue between children and their parents and in the sharing of knowledge and attitudes. The general objective of this study was to create a conceptual model of, to implement and to assess a Didactic Proposal (Project) in the field of Education for Sustainability, one whose main players were the Family and 4th Grade Primary School Children. We attempted to answer the following questions: (1) What changes in perspective occurred to students in their attitude towards the idea of Sustainability? (2) What sort of learning took place as the Project unfolded? (3) What sort of knowledge and attitudes were shared regarding this idea of Sustainability between parents and children all through this Project? (4) How did families assess the development of the topic of Sustainability? This research study had as it objective to observe, describe, analyze and, finally, to understand the manner in which this project was able to contribute to a change in perspective about Sustainability and also to the development and sharing of attitudes. In sum, this was a qualitative study with the aim to interpret data - an action research - collecting data of essentially descriptive nature and obtaining results that do not match generalized passive conclusions. The practical implementation of this Didactic Proposal in some ways has allowed some students to develop and/or enhance their learning skills in several dimensions. There were also evidences that some students developed some pro-environmental behaviors and that in some households, informal dialogues, took place regarding different subjects about the topic of Sustainability resulting in the sharing of knowledge and attitudes between children and their parents.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/4806
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

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