Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4826
Title: Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School Motivation
Author: Veiga, Feliciano
Antunes, Júlia
Fernandes, Luisa
Guerra, Teresa
Roque, Paula
Keywords: Motivação escolar
Escalas de avaliação
Atitudes
Ambiente de aula
Adolescência
Issue Date: 2003
Abstract: Reconhecendo a importância da motivação escolar dos alunos e a falta de instrumentos para a sua avaliação, realizou-se um estudo de adaptação do “Inventory of School Motivation"(ISM)”, elaborado por McInerney, Roche, McInerney e Marsh (1997). A amostra ficou constituída por 365 alunos adolescentes de ambos os sexos, do 3º ciclo e do ensino secundário oficial e diurno. O instrumento resultante, revelou possuir algumas qualidades psicométricas (fidelidade e validade). Os resultados da análise factorial permitiram observar a multidimensionalidade da versão da escala, com os seguintes factores: empenhamento na tarefa, competitividade, sociabilidade, percepção da competência e esforço-incentivos. A consistência interna foi estudada, tendo-se encontrado coeficientes adequados em diferentes subgrupos da amostra. Na análise dos resultados acerca do estudo da validade externa, obtiveram-se várias correlações positivas e significativas entre as dimensões da Motivação e as dimensões do “Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula”, bem como entre as dimensões da Motivação e dimensões do “Clima de Escola”. A generalidade dos elementos encontrados permite falar em qualidades psicométricas de uma versão reduzida do ISM, apontando, no entanto, para a necessidade de posteriores estudos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4826
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Motivação escolar dos alunos-um estudo do Inventory of school motivation.pdf53,88 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.