Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF) >
FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4830

Título: Autoconceito profissional dos professores
Autor: Gonçalves, Virgílio
Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Autoconceito
Autoconceito profissional dos professores
Profissionalidade docente
Cidadania docente
Issue Date: 2006
Resumo: Este estudo tem como objectivo geral analisar a percepção que os docentes têm de si-mesmos como profissionais e a relação desta mesma percepção com os seus comportamentos de cidadania docente. Foram formuladas cinco questões de estudo com o objectivo de analisar: a relação do autoconceito com variáveis escolares, pessoais e sociais; a relação entre o autoconceito e os comportamentos de cidadania docente; os factores escolares que mais contribuem para a explicação da variância do autoconceito profissional dos professores e dos comportamentos de cidadania docente; as dimensões do autoconceito profissional que mais contribuem para a explicação da variância dos comportamentos de cidadania docente. O quadro conceptual deste estudo foi estruturado tendo por base as perspectivas diferencial, cognitivo-social e desenvolvimentista. Os sujeitos da amostra foram professores de ambos os sexos, de diferentes idades, em diferentes fases de desenvolvimento da sua carreira, com diferentes tipos de formação profissional e de diferentes escolas. Para a avaliação do autoconceito profissional dos professores foi utilizada a escala Teacher self-concept evaluation scale (TSCES). Para a avaliação dos comportamentos de cidadania docente utilizou-se a Escala de representação dos professores acerca da sua cidadania/profissionalidade docente (ERP-CCID), com duas novas dimensões, a normatividade e a interpessoalidade. Os resultados evidenciaram a relação entre as dimensões do autoconceito profissional dos professores e variáveis escolares e pessoais; evidenciaram correlações estatisticamente significativas entre o autoconceito profissional dos professores e os seus comportamentos de cidadania docente. A generalidade dos resultados aproxima-se de estudos prévios e destaca a importância de contextos facilitadores do desenvolvimento do autoconceito profissional dos professores. O estudo termina com sugestões de futuras investigações.
Descrição: Este artigo baseia-se num estudo realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação do primeiro autor, cuja dissertação, com o mesmo título, foi apresentada na Universidade de Lisboa, sendo orientada pelo segundo autor.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/4830
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Autoconceito profissional dos professores.pdf82,76 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia