Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4830
Título: Autoconceito profissional dos professores
Autor: Gonçalves, Virgílio
Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Autoconceito
Autoconceito profissional dos professores
Profissionalidade docente
Cidadania docente
Data: 2006
Resumo: Este estudo tem como objectivo geral analisar a percepção que os docentes têm de si-mesmos como profissionais e a relação desta mesma percepção com os seus comportamentos de cidadania docente. Foram formuladas cinco questões de estudo com o objectivo de analisar: a relação do autoconceito com variáveis escolares, pessoais e sociais; a relação entre o autoconceito e os comportamentos de cidadania docente; os factores escolares que mais contribuem para a explicação da variância do autoconceito profissional dos professores e dos comportamentos de cidadania docente; as dimensões do autoconceito profissional que mais contribuem para a explicação da variância dos comportamentos de cidadania docente. O quadro conceptual deste estudo foi estruturado tendo por base as perspectivas diferencial, cognitivo-social e desenvolvimentista. Os sujeitos da amostra foram professores de ambos os sexos, de diferentes idades, em diferentes fases de desenvolvimento da sua carreira, com diferentes tipos de formação profissional e de diferentes escolas. Para a avaliação do autoconceito profissional dos professores foi utilizada a escala Teacher self-concept evaluation scale (TSCES). Para a avaliação dos comportamentos de cidadania docente utilizou-se a Escala de representação dos professores acerca da sua cidadania/profissionalidade docente (ERP-CCID), com duas novas dimensões, a normatividade e a interpessoalidade. Os resultados evidenciaram a relação entre as dimensões do autoconceito profissional dos professores e variáveis escolares e pessoais; evidenciaram correlações estatisticamente significativas entre o autoconceito profissional dos professores e os seus comportamentos de cidadania docente. A generalidade dos resultados aproxima-se de estudos prévios e destaca a importância de contextos facilitadores do desenvolvimento do autoconceito profissional dos professores. O estudo termina com sugestões de futuras investigações.
Descrição: Este artigo baseia-se num estudo realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação do primeiro autor, cuja dissertação, com o mesmo título, foi apresentada na Universidade de Lisboa, sendo orientada pelo segundo autor.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/4830
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