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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/487

Título: O uso de periódicos científicos electrónicos nas instituições do ensino superior público em Portugal
Autor: Costa, Maria Teresa Ferreira da, 1974-
Orientador: Alberto, Paulo Farmhouse,1959-
Lopes, Carlos Alberto Paiva
Palavras-chave: Periódicos científicos electrónicos - Portugal
Comunicação científica
Ensino superior - Portugal
Issue Date: 2008
Resumo: A introdução das novas tecnologias de informação e comunicação provocou alterações profundas na comunicação científica. A disponibilização electrónica dos periódicos científicos teve consequências inevitáveis na forma de aceder ao conhecimento por parte de toda a comunidade académica, bem como nos seus hábitos de pesquisa. É neste contexto que surge o presente estudo que procura analisar a utilização dos periódicos científicos electrónicos nas instituições do ensino superior público portuguesas, com o objectivo de compreender o nível de conhecimento que a comunidade académica tem relativamente à existência e disponibilidade destes periódicos, conhecer práticas e frequência do seu uso, aferir vantagens e desvantagens e perceber as principais consequências, benefícios e preocupações que estes periódicos trouxeram também aos técnicos de biblioteca e documentação. Para tal foi realizado um inquérito online entre Maio e Junho de 2008, dirigido aos utilizadores de 34 instituições de ensino superior público, e através do qual foram obtidas 3.357 respostas completas. Os resultados indicam que a utilização destes periódicos está a aumentar e que é feita de uma forma rotineira por grande parte da comunidade académica nacional, sobretudo docentes que os utilizam muito frequentemente nas suas pesquisas e para preparação das suas aulas. Todavia, a cultura do impresso está ainda muito enraizada. Ficou clara a necessidade de uma maior divulgação e até formação no uso destes recursos, sobretudo dos Alunos de 1.º ciclo que ou desconhecem por completo a sua existência ou afirmam não os saber usar. O acesso a qualquer hora e a partir de qualquer local são os aspectos mais apreciados. A dificuldade de acesso a números antigos e a dificuldade de leitura no monitor as principais dificuldades. Questões como a preservação e o acesso perpétuo são questões preocupantes especialmente para os técnicos de biblioteca e documentação.
The introduction of new information and communication technologies caused profound changes in communication science. The availability of electronic scientific journals had inevitable consequences in the way academic community have access to knowledge and in their search habits, as well. In this context, this study analyzes the use of electronic scientific journals in Portuguese public higher education institutions, having some purposes such as: to understand the level of knowledge that the academic community has regarding the existence and availability of these journals; to get acquainted with the practices and frequency of its use; to verify advantages, disadvantages, benefits and concerns that these journals brought to the technical library and documentation personnel. An online survey was conducted between May and June 2008, addressed to users of 34 public higher education institutions. It were obtained 3.357 complete answers. The results indicate that the use of these journals is increasing and it is done in a routine way by much of the national academic community, especially teachers who use them, very often, in their research and to prepare their lessons. However, print culture is still very deep-rooted. It was clear that it's needed a greater dissemination and training regarding the use of these resources, especially among the first cycle students, who are either completely unaware of ts existence or claim not to know how to use these same resources. Access at any time and from any place is the most appreciated. The difficulty of access to old numbers and the difficulty of reading on screen the main difficulties. Issues such as the preservation and the perpetual access to these journals are difficult to handle, especially by the technical library and documentation personnel.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Documentação e Informação apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000545830
http://hdl.handle.net/10451/487
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

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