Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4878
Título: Organização dos tempos de estudo em jovens adultos
Autor: Melim, Ana Cristina
Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Gestão do tempo académico
Métodos de estudo
Auto-regulação no estudo
Data: 2007
Citação: Revista GalegoPortuguesa de Psicoloxía e Educación, Universidad da Coruña
Resumo: O presente estudo teve como objectivo geral analisar as competências de organização dos tempos de estudo em alunos do 3.º ciclo dos ensinos básico e secundário. Foram colocadas várias questões de estudo específicas relativas à gestão do tempo académico (GTA) em função de variáveis pessoais, escolares e familiares. A amostra foi constituída por 705 alunos, de ambos os géneros. Como instrumento para avaliar a gestão do tempo académico foi utilizado o Time Management Questionnaire. A análise dos resultados permitiu observar quantidades específicas de alunos com baixas e altas competências na organização dos tempos escolares, e encontrar relações entre as dimensões da gestão do tempo académico e variáveis de natureza pessoal. Os resultados reflectem os contextos de vida e aproximam-se de estudos algo similares.
Descrição: Este artigo baseia-se num estudo realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação do primeiro autor, cuja dissertação foi apresentada na Universidade de Lisboa, com o título Organização dos Tempos de Estudo em Alunos dos Ensinos Básico e Secundário, sendo orientada pelo segundo autor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4878
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIEDF - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Organização dos tempos de estudo em jovens adultos.pdf61,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.