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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4879

Título: O trabalho em colaboração entre professores de Matemática do ensino secundário num contexto de mudança curricular
Autor: Santos, Leonor
Palavras-chave: Prática lectiva
Contexto de prática
Práticas de colaboração
Cultura profissional
Issue Date: 2002
Editora: Departamento de Educação, Universidade de Lisboa
Citação: Revista de Educação, 11, 2, 2002
Resumo: Este artigo decorre de uma investigação sobre o trabalho colectivo desenvolvido por um grupo de três professoras de Matemática do ensino secundário num contexto de reforma curricular. Com este estudo pretendeu-se compreender as características deste tipo de trabalho e a sua relação com as práticas desenvolvidas ao nível individual. O trabalho colegial embora complexo e exigente, favorece o desenvolvimento de um sentido comum partilhado de currículo e as mudanças de prática sustentadas numa concepção colectiva de autonomia. Os contextos de prática individual e colegial não se substituem, mas antes complementam-se e reforçando-se mutuamente.
This article results from an investigation about the collective work developed by three mathematics secondary teachers, in a curricular change context. This study attempts to understand what distinguishes the collective and individual working contexts, what is identical in both and which relations they establish between each other. Although the collaborative work is complex and exigent, it helps to develop a common share of the curriculum’ meaning and the change of practice sustained in a collective conception of autonomy. The collaborative and individual works are not incompatible, but rather complement and reinforce each other. Key words: Teaching practice; Contexts of practice, Collaborative practice, and Professional culture.
Cet article est né d’une recherche pédagogique sur le travail collectif, menée à bien par trois enseignantes de Mathématiques, dans le cadre d’ une réforme curriculaire de l’Enseignement Secondaire. Avec cet étude on a essayé de comprendre les caractéristiques de ce type de travail et d’établir les relations entre celui-ci et les pratiques développées individuellement. Le travail en coopération, même si plus complexe et exigeant, favorise le développement du concept de curriculum partagé et les innovations des pratiques selon les principes de l’enseignement pour l’autonomie. Dans la mesure où ces deux contextes, individuels et coopératifs, ne se substituent pas, on tient à justifier qu’ils sont complémentaires et renforcent réciproquement le procès d’enseignement-apprentissage. Mots-clés: Pratique pédagogique; contextes de pratiques; pratiques en coopération; culture professionnelle.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4879
ISSN: 0871-3928
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