Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Didáctica da Matemática (IE-GIDM) >
IE - GIDM - Artigos em Revistas Nacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4880

Title: Evolução da escrita avaliativa num contexto de trabalho colaborativo
Authors: Bruno, Inês
Santos, Leonor
Keywords: Avaliação das aprendizagens
Avaliação reguladora
Feedback
Ensino da Físico-Química
Práticas de colaboração
Issue Date: 2010
Publisher: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citation: Bruno, I. & Santos, L. (2010). Evolução da escrita avaliativa num contexto de trabalho colaborativo. Revista de Educação, XVII(2), 61-92.
Abstract: Este artigo foca o processo de escrita avaliativa desenvolvido colaborativamente, no exercício da prática lectiva da primeira autora e de outra docente de Físico-Química, incidindo sobre as produções dos alunos de duas turmas do 8º ano de escolaridade. Pretende-se estudar as limitações e grau de aplicabilidade dos processos de feedback, a evolução da escrita avaliativa e o contributo do contexto colaborativo de trabalho nessa evolução. A metodologia de investigação adoptada foi de natureza qualitativa e interpretativa e incluiu a observação de aulas e de sessões de trabalho entre as docentes, a realização de entrevistas à professora participante e a três alunos, e a recolha de produções escritas destes alunos. A escrita dos comentários é um processo moroso, que exige um conhecimento profundo das competências e lacunas de cada aluno. O trabalho colaborativo, através da partilha de ideias e da análise e reflexão das produções dos alunos, permitiu a identificação de diversos aspectos respeitantes à forma e ao conteúdo dos comentários que parecem ter potencialidades do ponto de vista formativo e facilitou a evolução e aperfeiçoamento destes aspectos.
This article focuses on the feedback writing process, developed collaboratively in the course of practice teaching, between the first author and another teacher of Physics and Chemistry, focusing on the work developed by students in two 8th grade classes. The limitations and degree of applicability of feedback processes, the evolution of feedback writing and the contribution of collaborative work were studied. The research method adopted had a qualitative and interpretative nature and included the observation of lessons and work sessions between teachers, interviews to the participating teacher and to three students, and the collection of written works from these students. The writing of comments is time consuming and requires a profound knowledge of competencies and gaps of each student. The collaborative work, through ideas’ sharing and reflection about the students’ productions, permitted the identification of several aspects in what concerns to the form and content of comments that seemed to have formative potentialities and facilitated the evolution and improvement of these aspects.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4880
ISSN: 0871-3928
Publisher version: http://revista.educ.fc.ul.pt/
Appears in Collections:IE - GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bruno & Santos (2010).pdf190.98 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE