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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/493

Título: A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em Moçambique
Autor: Nhongo, Názia Anita Cardoso
Orientador: Grosso, Maria José dos Reis,1953-
Ngunga, Armindo Atelela
Palavras-chave: Ensino básico - Moçambique
Língua portuguesa - Moçambique
Ensino de línguas - Moçambique
Educação bilingue - Moçambique
Política da língua - Moçambique
Issue Date: 2009
Resumo: Numa realidade como a de Moçambique, em que coexistem línguas de diversas origens, incluindo as línguas moçambicanas e o Português, a introdução de línguas moçambicanas no ensino justifica-se pelo facto de serem línguas maternas da maioria da população que não conhece a língua portuguesa. O Projecto de Ensino Bilingue foi criado com o objectivo de fazer uma experiência de Escolarização Bilingue, com vista à melhoria da qualidade do Ensino Básico, em Moçambique. Um dos grandes objectivos do ensino bilingue para o ensino básico é que, ao fim do segundo ciclo, o aluno tenha adquirido as quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever em L2, de modo a usar esta língua como meio de ensino e aprendizagem a partir da 4ª classe. A partir de um estudo de caso, com recurso a técnicas qualitativas, efectuado entre estudantes, professores e encarregados de educação, de uma escola primária, numa área rural da província de Maputo, concluiu-se que os aprendentes não desenvolvem a sua habilidade escrita, nem dentro ou fora da sala de aulas. Este fenómeno aparenta estar fortemente relacionado com o facto de a prática de escrita ser assistemática, ocasional e não programada; e com a inadequação da formação dos professores e do programa do ensino bilingue; O presente trabalho, é um estudo de natureza didáctica com vista a descrever as possíveis técnicas de escrita usadas pelos professores para o ensino da escrita na sala de aula; analisar criticamente o programa de ensino bilingue implementado pelo MEC em Moçambique; relacionar a habilidade de escrita entre os alunos da 4ª classe (bilingue versus monolingue); e apontar os prováveis factores que entravam o sucesso (habilidade escrita) pedagógico do programa do ensino bilingue dos alunos da 4ª classe.
In reality such as Mozambique, where there languages of different origins, including the Mozambican and Portuguese languages, the introduction of Mozambican languages in education is justified by the fact that they are mother tongues of the majority of the population that does not know the English language. The Project of Bilingual Education was established with the aim of making an experience of Bilingual Education, to improve the quality of basic education in Mozambique. A major objective of education for bilingual education is that the end of the second cycle, the student has acquired the four language skills: listening, speaking, reading and writing in L2, in order to use this language as a means of teaching and learning from the 4th class. From a case study, using qualitative techniques, carried out among students, teachers and parents, a primary school in a rural area of the province of Maputo, it was concluded that the learners do not develop their writing skills, either inside or outside the classroom. This phenomenon appears to be strongly related to the fact that the practice of writing is patchy, occasional and not planned, and the inadequacy of teacher training and program of bilingual education; This work is a study of didactic nature to describe the possible techniques of writing used by teachers to the teaching of writing in the classroom, examine critically the bilingual education program, implemented by the MEC in Mozambique, linking the ability to write among students in the 4th class (monolingual versus bilingual) and indicate the likely factors that hinder the success (writing skills) teaching the program for the education of bilingual students in the 4th grade.
Descrição: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561536
http://hdl.handle.net/10451/493
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

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