Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia (FP) >
FP - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/4938

Título: Avaliação de um programa de educação para a carreira com alunos do 7.º ano de escolaridade em risco de abandono escolar
Autor: Faria, Inês Gomes
Orientador: Teixeira, Maria Odília, 1957-
Palavras-chave: Avaliação de programas
Educação para a carreira
Abandono escolar
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: No âmbito da Educação para a Carreira este estudo pretende avaliar a eficácia do programa “Eu sei, eu quero!” construído e desenvolvido com alunos de duas turmas do 7.º ano de escolaridade com elevado risco de abandono escolar e integrado na minha prática enquanto psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) da escola situada na freguesia da Damaia. Pretende-se, assim, identificar evidências dos efeitos positivos da intervenção, no âmbito do desenvolvimento pessoal, vocacional e académico dos alunos, bem como dados que permitam aperfeiçoar o programa. O programa, com fundamentação nas perspectivas sócio-cognitiva, desenvolvimentista e contextualista, visa apoiar os alunos na construção dos seus projectos de vida envolvendo a comunidade educativa (professores, encarregados de educação, antigos alunos) e recorrendo principalmente a actividades de modelação, exercícios escritos e às novas tecnologias. Foi realizada a avaliação das necessidades, do processo e dos resultados. As respostas dos alunos foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo temática. No final da intervenção, a maioria dos alunos afirmou querer continuar a estudar, conseguindo definir um objectivo e um projecto de vida (escolar e/ou profissional) e identificando alternativas realistas dentro do sistema educativo. A maioria revelou uma visão positiva face ao futuro, de persistência e confiança. O impacto foi registado também na melhoria do desempenho escolar, tendo aumentado a taxa de transição, diminuído as retenções repetidas e não havendo abandono escolar. O programa foi considerado pertinente, útil e eficaz, reforçando o papel do psicólogo e dos programas de educação da carreira no combate ao insucesso e abandono escolar.
In the scope of Career Education, the present study aims to evaluate the effectiveness of the program “I know, I want!”. This program was developed with students in two classes of the 7th grade showing high school dropout risk, incorporated in my activity as a Psychologist in the Counselling and Psychology Service in a school in the locality of Damaia. The aim was to identify evidence on the positive effects of this intervention, regarding the personal, vocational and academic development of students, as well as data to enhance the program. The program, based on social-cognitive, development and contextual perspectives, seeks to help students building their life projects, with the support of the school community (teachers, parents/guardians, and former students), mainly using modelling activities, written exercises and new technologies. We have also conducted a needs, process and results assessment. To review the answers of students, we used the thematic content analysis. By the end of the intervention, the majority of students declared they wanted to continue studies, which proves they have succeeded at establishing a career goal and life project (academic and/or professional) and identifying real alternatives within the school system. The majority of students demonstrated a positive attitude toward the future, showing perseverance and confidence. The school performance also improved – the school transition rate increased, repeated school failure decreased and there were no cases of school dropout. The program was considered to be appropriate, useful, and efficient, reinforcing the role of the Psychologist and career education programs in combating school failure and dropout.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4938
Appears in Collections:FP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039650_tm.pdf2,77 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia