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Title: A transição para a vida activa dos jovens com necessidades educativas especiais: um desafio para o mercado de trabalho
Authors: Jacinto, Joaquina Maria Mansos Redondo
Advisor: Carvalho, Carolina, 1960-
Keywords: Escola inclusiva
Alunos com necessidades educativas especiais
Projecto de Transição para a Vida Activa
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Abstract: Os princípios educativos favoráveis a uma prática educativa integradora de jovens com Necessidades Educativas Esprciais (NEE), no contexto comunitário, implicam a organização de um modelo educativo que estabeleça relações entre o processo de formação do jovem e o acesso ao mercado de trabalho. A implementação de uma nova cultura pedagógica e organizacional no que respeita ao atendimento destes jovens, incluindo o seu comportamento durante todo o processo de transição para a vida activa motivou adoptarmos como objectivos da presente dissertação, compreender como colaboram os pais, a escola e outras entidades no sentido de estabelecer um Projecto de Transição para a Vida Activa. Neste sentido, formularam-se algumas questões que emergiram do nosso objecto de estudo: (a)Como se processa a integração sócio laboral dos jovens com necessidades educativas especiais? (b) Como é que os professores de ensino regular adequam as suas práticas aos jovens com necessidades educativas especiais? (C) De que forma os professores especializados promovem um trabalho em colaboração com outros técnicos da comunidade escolar, no sentido de criar as condições adequadas que facilitem a plena transição para a vida activa destes jovens ? (d) Como é que a família encara, promove, participa e se envolve neste Projecto de Transição dos Jovens com Necessidades Educativas Especiais para a vida activa? Assim, parece pertinente problematizar o impacto de um Projecto de Transição para a Vida Activa na preparação de jovens com Necessidades Educativas Especiais tendo como finalidade a sua entrada no mercado de trabalho. Deste modo, o presente estudo pretende clarificar o impacto deste Projecto junto destes jovens, junto da comunidade educativa em que estão inseridos bem como junto das suas famílias ou seja procurar saber o que já foi feito e o que está actualmente a ser desenvolvido nas escolas em articulação com outros profissionais, nesse sentido e, eventualmente, contibuir com os resultados da investigação para o indiciar de caminhos mais efientes num futuro.
The educational principles that are the most suitable for an educational practice which integrates teenagers with Special Educational Needs, in a community context, imply the organization of an educational model that settles the necessary connections between the process of formation of the teenager and the access to the labour world. The implementation of a new pedagogic and organizational culture concerning the support of these teenagers, including their guidance during the whole process of transition to everyday life, motivated us to establish as goals of this essay, to understand how the parents, the school and other official entities collaborate in order to establish a Project of Transition to everyday Life. For this reason, we formulated some questions which appeared with our study subject: (a) How does the social labour integration of teenagers with special educational needs occur? (b) How do the regular training teachers adjust their practices to teenagers with special educational needs? (C) How do specialized teachers work in close collaboration with other specialized people of the school community, in order to create the adequate conditions which make the entire transition to everyday life easier? (d) How do families face, promote, participate and involve themselves in this Project of Transition of Teenagers with Special Educational Needs to everyday life? Therefore, it seems to be relevant to question the impact of a Project of Transition to Everyday Life in order to prepare teenagers with Special Educational Needs, having as main purpose their ingress in the labour world. In this way, the present research intends to clarify the impact of this project not only among these teenagers, but also among the educational community where they belong to and among their families, this is, to try to understand what has been done and what is being done in schools in connections with other professionals, with this purpose and, eventually, to contribute with the result of this investigation to point out new efficient ways for the future.
Description: Tese de mestrado, Educação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/4943
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

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