Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4950
Título: Auto-questionamento e identificação de estratégias de metacompreensão leitora, perante a tarefa, em alunos do 5º ano de escolaridade : estudo exploratório
Autor: Frade, Carla Luísa de Deus Brás
Orientador: Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Palavras-chave: Metacognição
Compreensão da leitura
Estratégias de estudo
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente estudo exploratório, no âmbito da temática da leitura, mais especificamente da compreensão leitora, pretende promover o auto-questionamento de alunos do 5º ano de escolaridade para a identificação das estratégias de metacompreensão leitora utilizadas antes, durante e após uma tarefa de leitura de um texto e perceber as potencialidades desta metodologia para a intervenção de um psicólogo educacional em contexto. Para a operacionalização do estudo foi necessário construir um instrumento e ensaiar uma metodologia de recolha de dados. O estudo incidiu sobre um total de 237 participantes do 5º ano de escolaridade, a frequentar uma escola de uma zona rural do distrito de Lisboa. O procedimento utilizado foi a aplicação colectiva do instrumento de recolha de dados no grupo turma, antes, durante e após a leitura de um texto. Os resultados permitem-nos verificar que a leitura é percepcionada como tendo um grande objectivo: a aprendizagem. Reler; perguntar a alguém ou consultar fontes de conhecimento quando não se compreende; ler de várias formas, nomeadamente com atenção; verificar o tipo de texto; observar a figura; pensar na história para a compreender; autoquestionar- se perante as incompreensões e relembrar as ideias principais são as estratégias de metacompreensão leitora mais referidas pelos alunos. Activar conhecimentos prévios, determinar objectivos de leitura, auto-questionar-se sobre o que leu, sublinhar e tirar notas são as estratégias menos frequentes. Menos de metade dos alunos activa conhecimentos prévios e uma grande percentagem consegue antecipar os acontecimentos com elementos relacionados com o tema. A metodologia, na presença da tarefa é uma potencialidade deste instrumento que poderá ser usado por professores, utilizando textos dos manuais escolares. Outro contributo desta metodologia é promover o auto-questionamento tornando-o interventivo, no sentido em que potencia a aquisição de estratégias.
This exploratory study on reading comprehension aims to promote the self-questioning of 5 th grade students to identify the reading metacomprehension strategies used before, during and after a text reading assignment and understand the potential of this methodology for school psychologist’s intervention. It was necessary to develop an instrument and test a methodology for collecting data. The study was undertaken with a total number of 237 participants from 5th grade, attending a school in a rural district of Lisbon. The procedure aimed the application of the instrument for collecting data on the class before, during and after reading a text. The results show that reading is perceived as having a major objective: learning. The reading metacomprehension strategies reported by students are: rereading, asking someone or consulting sources of knowledge when you do not understand, using several ways to read, including carefully, checking the type of text, watching the picture, thinking about the story to understand it, self-questioning in case of misunderstandings and remembering the main ideas. The least used are: activating prior knowledge, determining reading objectives, selfquestioning about what you read, underlining and taking notes. Less than half of the students activate prior knowledge and a large percentage can anticipate events with elements related to the given topic. The methodology developed is a potential tool that can be used by teachers, using texts from textbooks. Another contribution of this methodology is to promote self-questioning making it interventive, thus promoting the acquisition of strategies.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/4950
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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