Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5009
Título: Nacionalismos e Iberismo na Formação dos Sistemas de Ensino Peninsulares
Autor: Magalhães, Justino
Palavras-chave: Nacionalismo
Sistema escolar
Iberismo
Data: 2011
Editora: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/ CIIE-FPCE-UP/ Sociedad Española de Historia de la Educación
Citação: Magalhães, Justino (2011). Nacionalismos e Iberismo na Formação dos Sistemas de Ensino Peninsulares (2011). In Felgueiras, Margarida Louro e Costa Rico, Antón (Eds.). Exílios e Viagens. Ideários de liberdade e discursos educativos. Portugal-Espanha séc. XVIII-XX . Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação/ CIIE-FPCE-UP/ Sociedad Española de Historia de la Educación, p.103-118.
Resumo: As Reformas Educativas da primeira metade do século XIX visaram, essencialmente a formação de sistemas escolares integrantes e nacionais. Em Portugal e em Espanha, houve aspectos estruturais comuns. A alfabetização escolar tornou-se prioritária. A partir da década de sessenta, o avanço em Espanha foi notável. Em Portugal, os estrangeirados do século XVIII tinham introduzido mudanças vindas do Exterior. Ao contrário, os exilados do século XIX vão recuperar a tradição nacional e induzir mudanças orientadas para a externalização.
URI: http://hdl.handle.net/10451/5009
ISBN: 978-972-8614-15-7
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