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Title: O trabalho de projecto em aulas de ciências da natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico: relato de uma experiência
Authors: Semedo, Sílvia Matos
Advisor: Galvão, Cecília, 1955-
Keywords: Reorganização curricular
Competências interpessoais e específicas
Ensino das ciências
Trabalho de projecto
Supervisão
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Abstract: Numa sociedade marcada pelo cariz científico e tecnológico, a educação em ciência assume um papel fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. O ensino das ciências deverá promover a apropriação de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e atitudes essenciais à vida em sociedade. Este estudo pretende compreender se a implementação da Metodologia de Projecto nas aulas de Ciências da Natureza do 2º ciclo do Ensino Básico permite motivar e envolver os alunos activamente na sua aprendizagem com vista à apropriação de conhecimentos científicos e simultaneamente ao desenvolvimento de competências relacionadas com a autonomia, o pensamento crítico, o espírito de entreajuda e o gosto por aprender. Pretendeuse ainda perceber se o trabalho colaborativo desenvolvido com a investigadora num contexto de supervisão, contribuiu para o desenvolvimento profissional da professora participante. Adoptou-se uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo, seguindo a metodologia de estudo de caso. Como métodos de recolha de dados, realizaram-se entrevistas, efectuaram-se observações no âmbito da implementação da Metodologia de Projecto na sala de aula, e analisaram-se diversos documentos, como o Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais (DEB, 2001), documentos produzidos colaborativamente pela investigadora e a professora, como planificações e materiais inerentes ao trabalho de projecto e ainda os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Os resultados do estudo apoiam a ideia de que a realização de projectos através da Metodologia de Projecto, contribuíram para a aprendizagem de conteúdos científicos numa perspectiva construtivista da aprendizagem e promoveram o desenvolvimento de competências sociais essenciais a uma cidadania responsável e crítica. O trabalho de projecto proporcionou ainda a integração de outras áreas disciplinares e não disciplinares, constituindo uma metodologia integradora de saberes. Também o trabalho colaborativo com a professora participante em contexto de supervisão, parece ter contribuído para o enriquecimento das práticas pedagógicas, revelando-se um elemento facilitador do desenvolvimento profissional das professoras envolvidas.
In a society characterized by scientific and technological appearance, education in science takes a fundamental place in the individual’s growth. The teaching of Science should suit the knowledge and develop competence and attitudes which are essential to life in society. This study claims to understand if Project Methodology implemented in Natural Science classes in 2º Ciclo do Ensino Básico, allows the motivation and active involvement of students in their learning process, thus resulting in the acquisition of scientific knowledge and autonomy simultaneously, as well as, critical thinking, helping spirit and pleasure towards learning. It further claims to understand if the collaborative work developed with the investigator in a supervising context contributed towards the professional development of the participant teacher. A quality performing approach was adopted, based on case studying method. Interviews were made with data collecting methods and a number of documents were analyzed, such as, Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais (DEB, 2001), documents which were produced by the investigator and the teacher, such as lesson plans and material related to project work as well as work produced by students. The collaborative work with the participant teacher in a supervision context seems to have contributed towards the enrichment of teaching practice, facilitating the teachers’ professional development.
Description: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/5021
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