Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI História da Educação e Educação Comparada (FPCE-UOE-HEEC) >
FPCE-UOE-HEEC- Capítulos de Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5050

Título: Educação e Memória. Arquivos e museus: desafios à prática educativa e à investigação histórica
Autor: Magalhães, Justino
Palavras-chave: Educação
História
Memória
Historicidade
Issue Date: 2007
Editora: Argvmentvm/SBHE
Citação: Magalhães, Justino (2007). Educação e Memória. Arquivos e museus: desafios à prática educativa e à investigação histórica. In NEPOMUCENO, Maria de A. & TIBALLI, Elianda F.A. (orgs). A educação e seus sujeitos na história. Belo Horizonte: Argvmentvm/ SBHE, p. 181-189.
Resumo: Retomo aqui, com carácter exploratório, o debate sobre Educação e Memória, que abri com a Comunicação apresentada no Congresso da Sociedade de História da Educação Brasileira, em Goiânia, e que terá seguramente outros desdobramentos, em futuras reflexões. Estamos mergulhados na história. Se vivemos hoje uma grande instabilidade, ela fica a dever-se fundamentalmente à nossa condição dupla de educandos e de sujeitos da História. A história é a ciência da memória, que, através da educação, sob a forma de rememoração, experiência e significado, se actualiza e substantiva. A memória histórica é propriedade colectiva e faculdade individual.É sobre a modalidade de educação que as memórias institucionais, colectivas e individuais, sendo património se convertem em activo cultural e pedagógico. A tese que aqui procuro sedimentar e ilustrar é a de que, sendo o presente educacional um momento axial, centrado no sujeito e dando curso a uma dialéctica entre o efémero e o permanente e a uma experiência, transformacional e simbólica, enraizada no passado mas com sentido de futuro, nele se cruzam e, em boa parte, se sobrepõem, os planos sócio-cultural e espácio-temporal da coetaneidade e da historicidade. O sujeito educativo é historiológico e histórico.
URI: http://hdl.handle.net/10451/5050
Appears in Collections:FPCE-UOE-HEEC- Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Educação e memória - arquivos e museus.pdf138,99 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia